Agronegócio
TJPR estipula limites para aplicação de defensivos agrícolas
O Ministério Público defendeu as normas de proteção ao meio ambiente e à saúde da população
A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) confirmou o pedido do Ministério Público do Paraná e questionou a revogação pelo Estado do Paraná em ação civil pública que previa o uso de agrotóxicos no Estado, onde deve obedecer aos parâmetros e distâncias mínimas de segurança especificados na resolução local.
No dia 4 de novembro, foi divulgada a decisão do TJPR, confirmando a decisão de jurisdição secundária e negando provimento aos recursos interpostos pelo Estado do Paraná e pelo Instituto Água e Terra. A 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba acatou o pedido do Ministério da Relações Públicas e declarou inválida a retirada das normas de segurança.
A 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba acatou o pedido do Ministério da Relações Públicas e declarou inválida a retirada das normas de segurança.
Em 2018, o Paraná promulgou um ato normativo a Resolução Conjunta Sema/IAP/Seab/Adapar/CC 01/2018, revogando a Resolução Sein 22/1985, que estipula a aplicação de agrotóxicos em núcleos populacionais de bacias vizinhas, próximas a núcleos populacionais, agrupamentos de animais, escolas e culturas suscetíveis de danos.
O Ministério Público defendeu as normas de proteção ao meio ambiente e à saúde da população em questão por meio da Regional de Curitiba do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente e Habitação e Urbanização (Gaema) e da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba. O Ministério também acredita que a decisão de revogar essas regras foi tomada sem qualquer análise técnica por parte dos órgãos públicos ambientais competentes, sendo considerada apenas uma manifestação do setor de produção agrícola.
-
Bancos2 dias atrás
Os 13 maiores bancos do Brasil: história, serviços e inovações
-
Política2 dias atrás
Pacheco quer fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
-
Mundo9 horas atrás
6 profissões curiosas que só existem no exterior, não no Brasil
-
Tesouro Direto2 dias atrás
🤑 Rendimentos em dólar: aprenda a investir em títulos públicos dos EUA
-
Moedas2 dias atrás
Brasil tem a 5ª moeda mais desvalorizada do mundo
-
Bancos1 dia atrás
Descubra as novidades do cartão Nubank para 2025
-
Agronegócio1 dia atrás
R$ 116,5 bilhões em 2023: saiba qual estado brasileiro é uma potência agrícola
-
Economia2 dias atrás
Banco Central do Brasil inova com superaplicativos para finanças