Automobilística
Novo SUV elétrico chinês bate recorde de autonomia e pode rodar 1.000 km
Conheça mais sobre o modelo que será lançado ainda em 2021 pelo grupo GAC. O Aion LX Plus consegue recarregar 80% da bateria em apenas oito minutos.
A empresa chinesa de automóveis GAC lançou o modelo de carro elétrico Aion LX Plus. O veículo é o pioneiro em seu índice de autonomia. Isso porque ele é o primeiro veículo elétrico a conseguir rodar 1.000 km com apenas uma carga completa.
Leia mais: Confira os novos prazos para renovar a CNH durante a pandemia
O feito foi homologado dentro da norma NEDC, um pouco mais flexível que a padrão WLTP. Esta última é utilizada por países europeus. Nos Estados Unidos da América a norma vigente é a EPA, mais rígida que a NEDC. Ainda assim, o resultado não fica comprometido, conforme afirmam especialistas na área.
Aion LX Plus
Aion é o nome de uma das marcas de automóveis pertencentes ao grupo GAC. Ela é expert na produção exclusiva de veículos elétricos. O SUV LX Plus é considerado um upgrade do modelo V. O desempenho do veículo melhorou exponencialmente.
O modelo Aion LX convencional possui configurações diferentes disponíveis no mercado. São vários tamanhos de bateria que oferecem entre 500 a 700 km de autonomia (NEDC). Enquanto a versão Plus, mais nova, conta com alcance de até 1.000 km. A bateria para este modelo é de tamanho grande e conta com 144,4 kWh.
Recarga rápida
Apesar do tamanho e da densidade de 205 Wh/kg, a bateria consegue recarregar rapidamente. Para isso, é preciso ligá-la a uma central de carga rápida projetada pela fabricante chinesa. Essa central consegui atingir os 480 kW de potência. Com isso, a bateria do Aion LX Plus carrega de 0% a 80% em apenas oito minutos. De 30% a 80% a recarga ocorre em incríveis cinco minutos de espera.
A super recarga rápida é feita nas células especiais de energia desenvolvidas pela GAC. Elas utilizam grafeno e um cátodo baseado em silicone esponjoso. A estreia da nova tecnologia acontecerá junto à do modelo Aion LX. O lançamento está programado para o dia 19 de novembro deste ano.
A nova bateria conta com mais densidade e desempenho semelhando à anterior. Contudo, o tamanho e o peso foram reduzidos em 20% e 14%, respectivamente.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF24 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia19 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas16 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?