Conecte-se conosco

Agronegócio

‘Cama de frango’ ajuda na produção e no setor agropecuário

Adubo orgânico é rico em nutrientes e evita dependência do país com o comércio externo

Publicado

em

A ‘cama de frango’ é uma das principais opções de adubo orgânico utilizada para aumentar a produtividade das lavouras. Feito a base de esterco de aves, o item é rico em nutrientes e pode ser uma opção de fonte de renda para o agro brasileiro.

A viabilização de ‘cama de frango’ possibilita que o país se torne menos dependente dos fertilizantes importados. Estima-se que resíduos gerados pela produção animal contenham aproximadamente 30% do total de nitrogênio, 20% do fósforo e 10 % do potássio utilizados anualmente na agricultura nacional. Seu potencial promove melhorias em atributos químicos, físicos e biológicos do solo, principalmente quando associado a outros itens. E seu uso ainda atende aos requisitos da economia circular, economia verde e resíduo zero.

As vantagens do adubo orgânico fizeram com que a Embrapa desenvolvesse estudos com o intuito de viabilizar seu uso e estimular o aproveitamento dos resíduos. O levantamento de informações sobre os tipos, quantidades e aptidão agrícola e ambiental dos resíduos produzidos é essencial para subsidiar planos de negócios e a elaboração de políticas públicas.

Há 46 anos, a Embrapa viabiliza o uso e o manejo de diferentes resíduos, como cama de aviários, resíduos de frigoríficos, entre outros com o objetivo de diminuir os custos de transporte e de aplicação no campo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS