Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Piora de indicadores e incertezas fiscais ‘detonam’ Ibovespa: -0,93%

PIB recua para 5,1% e IPCA salta a 9,7%, este ano; mercado precifica custo fiscal de ‘agrado’ federal a servidores

Publicado

em

Crédito: colegioregistralrs

A deterioração dos indicadores econômicos, somada às muitas incertezas fiscais, acabou derrubando de vez o Ibovespa que, às 14h41, caía 0,93% a 103.436,79 pontos.

PIB cai e inflação salta – De acordo com o Boletim Macrofiscal, divulgado nessa quarta (17) pelo Ministério da Economia, a previsão do PIB para este ano caiu de 5,3% para 5,1%, e de 2,5% para 2,1% em 2022; a projeção para o IPCA em 2021 saltou de 7,9% para 9,7%, e de 3,75% para 4,70% em 2022.

Agravamento fiscal – Não bastasse o impasse envolvendo a agenda econômica no Congresso – reforma do Imposto de Renda (IR) e PEC dos Precatórios – o quadro fiscal se agravou, por conta afago presidencial recente aos servidores, que poderiam contar com um reajuste, após dois anos à míngua – cada 1% de aumento corresponderia a um gasto adicional de R$ 3 bilhões.

Auxílio ao pleito – Tudo ‘garantido’ por uma fictícia folga orçamentária de alguns bilhões de reais, descontados os recursos utilizados para financiar o eleitoreiro Auxílio ‘pleito’ Brasil e seu benefício de R$ 400.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS