Economia
Setor de serviços da China sustenta recuperação em agosto com aumento de contratações, diz pesquisa
Com a melhora no mercado de trabalho e a retomada em diversos setores da economia, o país está conseguindo se recuperar após a crise econômica provocada pela pandemia.
Pelo quarto mês seguido em agosto, o setor de serviços da China vem apresentando indícios de recuperação, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit, divulgada nesta quinta-feira, 03. O resultado é consequência do aumento no número de contratações nas empresas, o maior pela primeira vez desde janeiro.
O PMI de serviços do Caixin/Markit caiu a 54,0 ante 54,1 em julho, recuando pelo segundo mês seguido após atingir a máxima em uma década de junho. Entretanto, o indicador permanece acima da marca de 50, que separa crescimento de contração.
Responsável por cerca de 60% da economia e metade dos empregos urbanos, o setor de serviços da China vinha apresentando lentidão para retomar o crescimento inicialmente, em comparação com a indústria.
As empresas voltaram a realizar mais contratações em agosto, após um período de seis meses de dispensas. Esse aumento indica alguma recuperação no mercado de trabalho, diretamente afetado pela pandemia devido a quedas na demanda e diversas restrições.
A demanda doméstica impulsionou as novas encomendas. De acordo com a pesquisa, os novos trabalhos para exportação recebidos pelas empresas de serviços da China contraíram novamente em agosto, embora a um ritmo mais lento. Entretanto, o crescimento das novas encomendas foi o mais fraco em quatro meses.
“A retomada em andamento do trabalho e a normalização da demanda do mercado continuam a promover a recuperação econômica pós-pandemia”, afirmou Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

-
Economia6 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia15 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças17 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?