Agronegócio
B3 lança contrato Futuro de Soja Brasil
Negociações acontecerão a partir de 29 de novembro também na Bolsa de Chicago
Nesta quinta-feira, a B3 lançou o contrato Futuro de Soja Brasil. As negociações acontecerão a partir de 29 de novembro também na Bolsa de Chicago (CBOT). A referência para o contrato será a liquidação financeira calculada em dólares por tonelada pelo índice S&P Global Platts, além do preço de exportação da soja no porto de Santos, em São Paulo.
Também estão sendo listadas as opções de compra e de venda. A negociação será feita mediante uma conta em corretora, segundo informou a B3.
O superintendente de Commodities da B3, Louis Gourbin, informou em comunicado que até então, para fazer hedge dos grãos negociados, era preciso recorrer à Bolsa de Chicago. “A correção entre os preços da soja brasileira e americana sempre foi grande, porém nos últimos anos houve um descolamento, o que dificultou bastante a vida dos agentes da cadeia produtiva brasileira”, afirmou.
O Brasil é considerado o maior produtor e exportador mundial de soja. Em 2021, 134 milhões de toneladas de grãos foram colhidas no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O agronegócio brasileiro é uma referência mundial, nossos produtos precisam refletir isso. O novo derivativo chega para atender essa necessidade e ser uma ferramenta de gestão de risco de preço Brasil”, acrescentou o superintendente.
Apesar dessa relevância, muitas empresas nacionais encontram dificuldades com relação à proteção financeira, de acordo com a B3. Em virtude disso, desde 2007, a bolsa e o CME Group mantêm um acordo de cooperação técnica para auxiliar nesse sentido. “Essa conexão é importante pois traz o mundo para o Brasil e o Brasil para o mundo. O mercado de soja é internacional, mas possui dinâmicas de produção e comercialização distintas por geografia, o que traz a necessidade de novos produtos regionais”, explicou Gourbin.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025