Conecte-se conosco

Economia

14º salário: Quando sai o calendário de pagamentos do abono extra?

Segurados do INSS que receberam o 13º salário antecipado aguardam com expectativa a liberação de um cronograma de repasses.

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estuda liberar aos aposentados e pensionistas o pagamento de um abono extra a partir deste ano. Recentemente, a proposta que trata da concessão do chamado “14º salário” foi aprovada em comissão na Câmara dos Deputados, o que deu fôlego às previsões de liberação de um calendário de repasse.

Leia mais: Quem precisa atualizar o CadÚnico para receber o Auxílio Brasil?

A expectativa é de que com as recentes movimentações do projeto na Câmara, o grupo de segurados da autarquia consiga de fato receber o recurso extra, sobretudo no caso de aposentados e pensionistas que tiveram o 13º antecipado no primeiro semestre de 2021. Se a proposta não for aprovada, o grupo ficará sem nenhum recursos ao final do ano.

Quando será liberado o 14º salário do INSS?

Como se sabe, o 13º salário do INSS é repassado aos segurados em duas rodadas, entre os meses de julho e dezembro de cada ano. Porém, a antecipação dos pagamentos para o primeiro semestre de 2021 pode tornar o final de ano de muitos beneficiários escasso e com risco de problemas no orçamento.

A solução encontrada foi criar um projeto de lei que estabelece o pagamento de um 14º salário do INSS. No momento, o texto da medida tramita na Câmara dos Deputados, local onde recebeu parecer favorável pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Agora, ele segue para análise pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Entretanto, é importante frisar que para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado Federal e também receber a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ainda não se sabe se o mandatário aprovará a liberação do 14º salário, principalmente quando não foram definidas as fontes de financiamento e custeio da medida. Ademais, vale destacar que os esforços do governo neste momento tem sido direcionados ao Auxílio Brasil, programa substituto do Bolsa Família.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS