Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a plantar Açafrão da Terra em casa

Ótimo anti-inflamatório e queridinho da culinária brasileira, o Açafrão da Terra pode ser cultivado em casa. Clique para saber mais!

Publicado

em

Aprenda a plantar Açafrão da Terra em casa!

De origem asiática, o Açafrão da Terra conquistou o gosto dos brasileiros que adoram o gostinho da planta em suas refeições.

Além disso, o Açafrão da Terra dá aquele colorido bonito para o prato que o deixa bem mais apetitoso para os olhos.

Mas os benefícios não param por aí. Essa planta também tem efeito anti-inflamatório confirmado e benefícios diversos para a saúde.

Hoje em dia, já se sabe que o Açafrão ajuda a diminuir colesterol, prevenir problemas cardíacos, além de soltar o intestino e regular a menstruação.

Portanto, se você quer ter sempre esse tempero douradinho nas suas receitas, sem precisar ir ao mercado e ainda cuidar da saúde, confira o passo a passo do plantio.

Plante Açafrão da Terra em casa!

O primeiro passo será a escolha do local. O vaso não pode ser muito pequeno, pois a planta precisa de espaço. Logo, é recomendado 30cm entre cada muda.

Para o plantio, é necessário introduzir o rizoma (raiz gorda ou o tubérculo) com gemas (olhos). Para melhor crescimento, utilize o solo areno-argiloso.

Depois, é importante ter em mente que esse solo precisará ser drenado, portanto, o uso de pedregulhos será muito útil ao cultivo.

Uma planta fácil de cuidar

Um dos fatores que tem atraído muita gente à escolher o Açafrão da Terra para o cultivo particular, em sua hora caseira, é a praticidade.

Isso porque a planta não demanda muito cuidado diário, pois não precisa de muitas regas e prefere as temperaturas elevadas, bem típicas do Brasil.

Fique atento, pois quando o solo estiver muito seco, é hora de borrifar água. Mas, como já dito, isso não acontece com muita frequência.

Em dois meses começam a nascer as primeiras flores que vão indicar o crescimento saudável da planta.

A colheita final, no entanto, pode demorar um pouco. Quando o caule estiver marrom e as folhas secas, é hora da colheita.

A questão é que essa colheita costuma acontecer após 10 meses o plantio. Então prepare-se para ser bem paciente.

Mas lembre-se que ao plantar em um vaso amplo e tomar os (poucos) cuidados necessários, você deverá esperar os bons resultados!

Ficou interessado em conhecer mais dicas básicas para o seu dia a dia? Acesse o Capitalist e conheça várias formas de transformar a sua rotina e o seu lar! Acesse aqui.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS