Conecte-se conosco

Agronegócio

Indústrias de máquinas agrícolas atrasam entregas aos produtores rurais

Escassez de componentes eletrônicos e outros materiais usados nas fábricas tem atrapalhado a indústria de máquinas agrícolas

Publicado

em

O setor de máquinas agrícolas está em alta. Comparado ao mesmo período no ano anterior, entre os meses de janeiro e setembro, o mercado registrou um aumento de quase 50%. Isso se deve ao bom momento do agronegócio e do efeito da crise global de abastecimento.

Apesar da demanda, o estoque é insuficiente devido à falta de componentes eletrônicos necessários para a fabricação das máquinas. A escassez também de outros materiais usados nas fábricas tem atrapalhado a indústria .

De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, no ano anterior, 42 mil máquinas agrícolas foram produzidas no Brasil, a menor produção dos últimos seis anos. Em 2021, as vendas poderiam encerrar o ano com um faturamento maior que o esperado, de R$ 38 milhões, mas com a crise geral de abastecimento no mundo, as indústrias acabam atrasando as entregas aos produtores rurais.

Em Sorocaba (SP), uma fábrica sofre com a falta de componentes para a chamada “linha amarela”. Produtores esperam pelas máquinas há quatro meses, e todas aquelas que estão sendo montadas e prontas já foram vendidas. As máquinas produzidas no local abastecem o mercado em toda a América Latina.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, componentes necessários para a fabricação das máquinas, como aço, pneus, resinas e materiais plásticos, entre outros produtos, também faltaram nos últimos meses.

Em Piedade (SP), os interessados em máquinas agrícolas com menos de 100 cavalos, devem esperar de 60 a 90 dias para receber a compra. Em relação às máquinas de grãos, com mais de 100 cavalos, a entrega está prevista para fevereiro de 2022.

Mesmo com as dificuldades no setor maquinário, a expectativa é de grande crescimento no mercado.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS