Conecte-se conosco

Agronegócio

França intensifica trabalho em local com foco de gripe aviária

Animais serão abatidos e ambiente passará por desinfecção

Publicado

em

O governo francês anunciou a detecção de uma forma “altamente patogênica” de gripe aviária em uma granja no norte do país. Ainda não se sabe qual é a cepa que infectou os animais, mas a França já declarou que todos serão abatidos para evitar que a doença se espalhe.

Este não foi o primeiro caso detectado no território francês este ano. No último mês, focos foram encontrados em granjas e animais selvagens. E, desde então, o governo vem acompanhando a situação e definindo estratégias de prevenção no setor. Parte dos animais de criadouros estão sendo mantidos em instalações isoladas a fim de evitar contato exterior.

No último inverno, um surto da doença fez com que cerca de três milhões de patos fossem sacrificados no Sudeste do país.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) emitiu alerta no dia 15 sobre a rápida transmissão de uma cepa não identificada de gripe aviária na Europa e também na Ásia. Segundo a organização, a China registrou 21 casos de infecção humana pelo vírus H5N6 – um dos responsáveis pela gripe aviária.
A doença, que geralmente é transmitida durante o fluxo migratório de aves selvagens e pode ser transmitida para humanos, pode impactar em bloqueios de importação das carnes de frango e de pato.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS