Conecte-se conosco

Economia

Vale-gás deve ser pago ainda em 2021 para mais de 5 mil famílias

A previsão do governo federal é de pagar ainda neste ano.

Publicado

em

Vale Gás Nacional

O presidente Jair Bolsonaro pediu R$ 300 milhões ao Congresso para pagar o benefício do vale-gás. De acordo com o governo, o programa deve atender 5 mil famílias neste primeiro momento. Porém, a expectativa do governo é atender a todos que recebem o Auxílio Brasil até setembro de 2023.

Leia mais: Auxílio Brasil: Quando começam os pagamentos para inscritos no CadÚnico?

O programa vale-gás vai pagar a cada dois meses o valor de 50% do valor do botijão de gás de 13 quilos. Dessa forma, o objetivo do governo federal é auxiliar as famílias na compra do item essencial. Mesmo porque ao longo deste ano foram vários reajustes no preço do botijão, que em alguns estados passa de R$ 130.

Pagamento do Vale-gás

O valor que será pago às famílias por meio do programa vale-gás é referente a 50% do valor médio do botijão de gás no país. A previsão do governo é de que o programa dure por cinco anos.

Apesar de todas as informações e expectativas pelo pagamento, o governo federal ainda não anunciou quando o valor vai começar a ser pago às famílias.

Além disso, ainda não se sabe quais os critérios vão ser usados para definir as famílias que terão direito ao benefício. O vale-gás é para famílias de baixa renda. Apesar do pedido de recurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, antes de tudo é necessário que a Câmara dos Deputados e o Senado aprovem o projeto de lei.

Mesmo com todas as indefinições do governo federal, o que se sabe é que o critério de escolha das famílias vai considerar as que estão no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, a renda não pode passar de meio salário mínimo.

A origem dos recursos para o pagamento do vale-gás ainda não foi definida. De acordo com o governo federal, para fazer o pagamento às famílias, vai ser usada toda a estrutura do Auxílio Brasil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS