Conecte-se conosco

Agronegócio

Argentina prepara plano agrícola 2022/23

Governo vem tentando evitar que os agricultores se revoltem e, ao mesmo tempo, manter o atendimento às demandas por alimentos acessíveis

Publicado

em

Terra Santa Agro reporta prejuízo líquido de R$38,2 mi no 1º tri de 2021

O governo da Argentina informou que está preparando um plano agrícola referente aos próximos dois anos (2022/2023) a fim de amenizar os conflitos sobre limites às exportações de carne e grãos no setor agrícola. Autoridades do País informaram que o programa será apresentado aos produtores na próxima semana.

A Argentina é considerada a maior nação exportadora de soja processada. O País também é tido como o segundo maior exportador em milho e um dos cinco maiores produtores de carne bovina.

No último ano, trabalhadores e integrantes do setor agrícola protestaram por melhores condições, depois que suas produções foram afetadas pela falta de embarques. Eles também foram contra o teto temporário imposto às exportações de milho no início do ano e às ameaças de aumento dos impostos sobre os embarques de trigo e um limite restrito às exportações de carne bovina para conter a inflação, o que fez intensificar as tensões no setor.

Segundo a porta-voz da presidência, Gabriela Cerrutti, equipes técnicas do governo e da indústria se reunirão em breve para discutir as medidas para o cenário. “Vamos apresentar o plano 2022/23 para todo o setor, para o milho, para o trigo e para as carne e todas as medidas serão discutidas em tempo hábil, em primeiro lugar com o setor”, afirmou.

O governo argentino vem tentando evitar que os agricultores se revoltem e, ao mesmo tempo, manter o atendimento às demandas por alimentos acessíveis, mesmo diante da inflação anual, que já se apresenta superior à 50%.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS