Ações, Units e ETF's
Aperto monetário do BC sem prazo pesa no Ibovespa: -1,30%
Mercado reage mal à falta de previsão sobre o fim de escalada da taxa básica de juros
Ainda ‘digerindo’ o duro recado dado pelo Banco Central (BC) na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem (8) – o de que o aperto monetário vai continuar firme ao longo de 2022, enquanto a inflação não convergir para a meta fixada pela autoridade monetária – o Ibovespa inverteu o viés dos últimos dias, operando, às 13hs, em queda de 1,30% a 106.689,54 pontos.
Selic acima de 12% a.a. – Reajustada nessa quinta (8), de 7,75% ao ano (a.a.) para 9,25% a.a., a Selic (taxa básica de juros) – já em 10,75% a.a. neste ano – segundo projeções do mercado, poderá superar o patamar de 12% ao ano, ainda em meados do próximo ano.
Tom do BC – Mais do que a taxa para este mês – já esperada e precificada pelo mercado – o que mais surpreendeu os analistas foi o ‘tom’ dado pelo BC no comunicado ao mercado, de que pretende manter a escalada da Selic, pelo tempo que for necessário.
Sem timing – A questão de fundo, para o investidor, é não ter uma noção mais clara do ‘timing’ de manutenção da taxa básica, em patamares elevados, como agora, enquanto a carestia não ceder. Isso significa manter os juros elevados, a despeito dos sinais de estagflação – inflação persistente com estagnação econômica – embora o desempenho seja negativo em alguns setores econômicos, mas positivo em outros.
Estratégia altista – Diz a nota do Copom: “o Comitê irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.

-
Mercado de Trabalho4 horas atrás
Quer morar nos EUA? Estas 6 profissões facilitam seu acesso ao Green Card
-
Investimentos1 dia atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças11 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia1 dia atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas2 dias atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia1 dia atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio1 dia atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas