Agronegócio
França e China assinam acordo após surto de Peste Suína Africana
Acordo estabelece que país asiático continue exportando carne suína dos países europeus
Nesta semana, França e China assinaram um acordo que determina que, mesmo que ocorra um surto de Peste Suína Africana (PSA), o País asiático vai continuar exportando carne dos Países europeus ameaçados pela doença.
O Ministério da Economia e Agricultura da França disse, em um comunicado, que o acordo assinado na última segunda-feira, entrará em vigor imediatamente, o que significa que, se a doença ocorrer em outras partes da França, a China permitirá a exportação de carne suína de áreas não afetadas do País.
Nos últimos dois anos, diante da devastação do rebanho doméstico pela PSA, a China se tornou o maior mercado de exportação de carne suína da França e da União Europeia.
De acordo com o ministro da agricultura, Julien Denormandie, este é o primeiro acordo deste tipo a ser assinado pela China em favor de um país da União Europeia. “É, portanto, um modelo e anuncia futuros acordos com outros setores e países”, afirma.
Já em comunicado separado, o Ministério das Finanças da China saudou “a entrada em vigor do acordo de gestão regional para a Peste Suína Africana”.
A PSA é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família ‘Asfarviridae’. A doença é inofensiva para humanos, mas fatal para os porcos. Três anos atrás, um caso de javali foi descoberto na Bélgica, perto da fronteira com a França.
Devido ao surto de outras doenças, como a peste suína africana e a gripe aviária, a China e outros países importadores baniram completamente o comércio de carne, muitas vezes interrompendo as exportações de carne para a Europa e as Américas.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas21 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado