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Agronegócio

Portos do Paraná fecham o ano com maior movimentação mensal da história

Cerca de 4.267.933 toneladas foram movimentadas em dezembro de 2021

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Crédito: Agência Brasil

Nesta semana, os terminais de Paranaguá e Antonina registraram 57.345.800 toneladas de cargas carregadas e descarregadas, ultrapassando o recorde histórico de movimentação anual. Em dezembro de 2020, os mesmos portos movimentaram 3.777.259 toneladas de carga. Já em 2021, o volume registrou alta de 13% a mais, o que corresponde a cerca de 4.267.933 toneladas.

No ano anterior, os portos fecharam o ano com uma movimentação de 57.338.001 toneladas de produtos de importação e exportação.

De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas neste ano, 2021 pode encerrar-se com mais uma movimentação histórica. “Isso graças aos investimentos que garantem competitividade e excelência às operações dos nossos portos. O ótimo desempenho também é resultado do esforço e dedicação dos nossos trabalhadores portuários”, afirma.

De acordo com Sandro Alex, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, o trabalho das empresas e operadores que investem e a contribuição da gestão portuária paranaense foram necessárias para atingir esse recorde.

O secretário ainda afirma que “os números só vêm para confirmar e coroar o trabalho exaustivo da melhor gestão portuária entre os portos públicos do Brasil. Esse é o resultado que alcançamos com uma comunidade portuária que trabalha integrada pelo desenvolvimento do Paraná”.

Além disso, segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, apesar dos últimos dados mensais de fechamento registrarem queda, dezembro de 2021 vai fechar com a maior movimentação mensal da história.

Garcia ainda comenta que, “as palavras são produtividade e eficiência. O resultado de 2021 é fruto do empenho de toda a comunidade portuária do Paraná que contribuiu para, mais uma vez, alcançarmos resultados expressivos e superarmos a nossa própria marca”. “Principalmente na Carga Geral, tanto na importação quanto na exportação, mas também entre os granéis líquidos e na descarga dos fertilizantes, que são granéis sólidos de importação”, conclui.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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