Conecte-se conosco

Agronegócio

Custos de produção do tomate tendem a subir

Pressão inflacionária, alta dos fretes e restrição de insumos têm impactado o setor

Publicado

em

A Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, a Tomate BR, tem se mostrado preocupada com a cadeia de produção e abastecimento do item. A associação representa mais de 80% do mercado brasileiro de atomatados e afirma que vem enfrentando problemas, desde a a obtenção da matéria-prima, por meio da produção agrícola e processamento, até a chegada do produto ao mercado.

Segundo a Tomate BR, a pressão inflacionária tem afetado os setores fornecedores da cadeia, além da restringir as oferta de insumos, como fertilizantes. Somado a isso, há ainda o aumento de custos dos fretes marítimo e terrestre. “Hoje nossa produção de matéria-prima está aquém das necessidades, ou seja, existe um risco de desabastecimento”, informou em nota.

Até mesmo a demanda internacional por aço, embalagens flexíveis, papelão e insumos pressiona os custos de embalagens e materiais complementares para a produção, o que faz com que preços dos produtos finais se elevem.

O Brasil é considerado o sexto maior produtor de polpa de tomate do mundo. Os principais destinos do produto brasileiro são o Chile, Estados Unidos e China.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS