Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportação de produtos brasileiros para o Oriente Médio somam 1,33 mi de toneladas

Em 2021, Brasil exportou 4,6 milhões de toneladas de carne de frango

Publicado

em

Balança comercial registra superávit de US$ 1,395 bilhão

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2021, os produtos brasileiros exportados para o Oriente Médio somaram 1,33 milhões de toneladas, um aumento de 29% em relação a 2020. Os Emirados Árabes Unidos é o principal destino de exportação de carne de frango.

Segundo dados divulgados pela CCAB, os principais países de destino das exportações brasileiras são a China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, que juntos somaram cerca de US$ 12 bilhões, registrando um aumento de 25,3% nos onze meses de 2021.

De acordo com Omar Chahine, gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, durante a pandemia, a procura mundial por alimentos saudáveis, seguros e de alta qualidade aumentaram, justificando a alta na exportação de carne de frango e produtos derivados para os países árabes.

“A ótima relação entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos, e esta parceria de longo prazo, faz com que aquele país enxergue o Brasil como o seu principal fornecedor de proteína animal. Isso porque, o Brasil tem a facilidade de atender as normativas halal e se adequar às exigências que outros países não conseguem, o que fez com que os números aumentassem em 2021”, diz Chahine.

Dessa forma, as expectativas para este ano são otimistas. Chahine afirma que “a tendência é de que esse número só aumente devido à alta procura daquele país por proteína halal de alta qualidade, categoria na qual o Brasil destaca-se em âmbito mundial”.

Em 2021, o Brasil registrou o maior volume já exportando, alcançando um total de 4,6 milhões de toneladas de carne de frango, 9% superior ao exportado em 2020.

Além disso, entre os meses de janeiro e novembro de 2021, o minério de ferro, açúcar e carne de frango foram os principais produtos exportados e tiveram uma receita de mais de US$ 8 bilhões.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS