Conecte-se conosco

Bancos

PIX: Chaves de 160 mil pessoas vazaram na internet, alerta BC

O sistema foi lançado em novembro de 2020

Publicado

em

pix

O Pix é o sistema de pagamentos e transferências eletrônicas do Banco Central (BC) e nesta sexta-feira (21) a autoridade monetária alertou que as chaves de 160 mil pessoas vazaram na internet.

Trata-se do segundo vazamento de dados desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020, e neste caso recente se deu especificamente em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro.

“Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos”, destacou o BC.

E acrescentou que o incidente ocorreu entre 3 e 5 de dezembro e expôs dados como nome de usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento, número de agência e número da conta. Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição.

Também ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A instituição frisou, ainda, que a exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Acesso do sistema do Pix.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS