Conecte-se conosco

Mundo

Alzheimer: o que é, e quais são os direitos previdenciários?

Pessoa com Mal de Alzheimer possuem direitos previdenciários, que permitem ao acometido pela doença receber aposentadoria por invalidez.

Publicado

em

Direitos de alguém pordador de Alzheimer.

Diante do envelhecimento populacional, anualmente, o número de casos de indivíduos diagnosticados com algum tipo de demência aumentou. Apenas no território brasileiro existem cerca de 1,2 milhões de cidadãos nessa condição, e quando se fala de cenário mundial, o número chega a 50 milhões.

A Doença de Alzheimer (DA), ou como é conhecida, Mal de Alzheimer, é um transtorno neurodegenerativo, progressiva e fatal. Sua ocorrência é maior entre o público mais velho, principalmente de idosos, e quando a doença se manifesta há deterioração cognitiva e da memória.

Veja mais: Arezzo capta R$ 830 mi em oferta subsequente de ações (follow on)

Entenda a doença e os direitos previdenciários de quem a tem

  • O que o Alzheimer provoca

A Doença de Alzheimer provoca um comprometimento progressivo das atividades, até mesmo comuns, da vida diária. Então, quem sofre dela tem uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

Pois, considera-se uma doença crônica e progressiva, marcada pela perda lenta de algumas funções cerebrais. Sendo assim, aos poucos a memória, habilidades de pensamento abstrato, habilidades linguísticas e até mesmo de cuidar de si mesmo vão sendo perdidas.

Infelizmente não há cura, exigindo que a pessoa acometida receba cuidados até os seus últimos dias de vida.

Auxílio-doença por incapacidade temporária

O auxílio-doença, ou auxílio por incapacidade provisória, é um benefício fornecido pelo INSS, ele é destinado a quem está temporariamente incapacitado de trabalhar. Portanto, não é o benefício mais recomendado para quem tem Mal de Alzheimer, visto que é uma doença crônica incurável.

Então, caso receba este benefício do INSS, busque um advogado previdenciário que lhe dê orientação, e assim solicitar a troca pelo Auxílio por incapacidade permanente. Então, quem tem Alzheimer pode se aposentar por invalidez.

Auxílio-doença por incapacidade permanente

Prevista por lei, destina-se essa modalidade de aposentadoria a trabalhadores que têm incapacidade permanente e total de exercer funções de trabalho. Por fim, como a pessoa que sofre de Alzheimer não pode ser reabilitada, ela também é contemplada.

É preciso preencher alguns pré-requisitos para receber o benefício:

  • Cumprimento de carência mínima de 12 meses de contribuição, exceto para casos de doenças previstas e acidentes;
  • Passar na perícia médica do INSS que comprove a incapacidade;
  • Ter qualidade de segurado.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS