Mundo
Avaliação Social do INSS pode ser realizada de forma virtual
Após algumas irregularidades nas perícias médicas, a nova modalidade de avaliação foi implementada, sendo decisão do beneficiário escolher como será examinado. Entretanto, mesmo que a avaliação seja realizada por videoconferência, o beneficiário deverá se dirigir ao INSS ou entidade parceira para realizá-la.
Veja também: Saiba como atualizar seus dados cadastrais do INSS
Como funcionará a nova modalidade de avaliação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) traz uma novidade: a avaliação social de pessoas com deficiência (PCD) para adesão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderá ser realizada também de forma virtual. Tal avaliação é feita para que se avaliem os fatores sociais, pessoais e ambientais. Isto é, o médico avaliará as funções e limitações do corpo em realizar atividades, bem como restrições sociais existentes na vida do PCD.
De acordo com a Portaria n° 978 publicada no dia 08/02/2022 no Diário Oficial da União, o serviço estará disponível pelo Meu INSS e pela Central de Atendimento 135. Sendo assim, cada indivíduo pode optar pela maneira que preferir realizar o serviço.
Apesar de virtual, é necessário ir ao INSS
Mesmo que o cidadão opte por fazer sua avaliação de forma remota, deve ser realizada em unidades parceiras, nas dependências do INSS ou em entidades parceiras. Além disso, nem todas as agências farão a avaliação remota, cabendo à superintendência de cada região escolher quais unidades terão capacidade para isso. A nova medida foi implementada com o intuito de combater práticas irregulares pelas perícias médicas. Isso ocorreu devido às medidas de restrição que foram implementadas pela pandemia de Covid-19.
Diante disso, o beneficiário fará seu agendamento para a modalidade que preferir e caberá a ele estar no endereço indicado e na data e hora previstas no agendamento. Quando agendar, é importante ressaltar que este será cancelado, caso seja feito de forma incorreta, ou seja, para outro serviço ou com número de protocolo inválidos.

-
Empresas2 dias atrás
Grande rede de supermercados encerra atividades após 40 anos e faz demissão em massa
-
Economia2 dias atrás
10 países com o PIOR salário mínimo do mundo; 1º lugar paga R$ 77,21 por mês
-
Economia1 dia atrás
Vai deixar bens para os filhos? Veja como escapar da ‘mordida’ do novo imposto sobre herança
-
Finanças1 dia atrás
Afinal, quanto custa morar sozinho no Brasil?
-
Finanças13 horas atrás
Este milionário faz 3 coisas com o dinheiro que quase ninguém faz (e funciona)
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Lei trabalhista de 2025 garante 12 tipos de faltas justificadas sem desconto salarial
-
Finanças11 horas atrás
Cobrar alguém pela internet é crime? Caso no Brasil gera reflexão
-
MEI17 horas atrás
Seu trabalho permite MEI? Veja as profissões que não entram nessa categoria