Agronegócio
Safra 2021/22 deve alcançar 108 milhões de toneladas de milho
Segundo estimativas da Refinitiv, condições climáticas no Sul devem continuar sendo o foco de atenção durante a safrinha.
Nesta semana, a Refinitiv estimou que na safra 2021/22 a produção de milho no Brasil deve alcançar 108 milhões de toneladas. Além disso, as condições climáticas no Sul devem continuar sendo o foco de atenção durante a safrinha.
Diante do risco que a estiagem causou na produção de verão, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou um volume de 114 milhões de toneladas, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou uma produção abaixo das 112,3 milhões de toneladas para a segunda safra.
De acordo com a Refinitiv, a área total de milho é estimada em 20,7 milhões de hectares, com um rendimento nacional de 5,23 toneladas por hectare.
Em análise, a empresa disse que, “apesar das condições climáticas melhores no centro-norte do Brasil, as perspectivas sombrias de longo prazo para o milho de segunda safra no Sul diminuem fracionalmente a produção total de milho no Brasil”.
De acordo com a avaliação, a última previsão de longo prazo da equipe de pesquisa climática da Refinitiv sugere que um padrão de chuva dividido continuará a ser observado ao longo de março e abril. Segundo a empresa, nas últimas duas semanas, os padrões de chuva em todo o Brasil permaneceram mistos, enquanto as temperaturas tendem a permanecer quentes.
A precipitação foi favorável no Centro-Oeste, com chuvas próximas a 130 milímetros no total em algumas áreas, próximo ao normal, enquanto inundações localizadas foram observadas no Sudeste.
“Por outro lado, condições extremas de seca continuaram a assolar grande parte do Sul (Paraná e Rio Grande do Sul em particular), exacerbando a já terrível umidade do solo e exercendo uma pressão ainda maior sobre a produtividade do milho primeira safra no final da temporada (de verão).”
Além disso, a Refinitiv ainda afirmou que os impactos negativos das lavouras em estágios tardios de enchimento de grãos estão sendo causados devido à seca e o calor contínuos no Sul. Entretanto, as semeaduras da segunda safra e as primeiras colheitas do milho aceleraram.

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia17 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio13 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor