Conecte-se conosco

Agronegócio

Piauí inicia abertura nacional da colheita da soja

De acordo com a Conab, o Estado deve ter a maior produtividade da oleaginosa já registrada.

Publicado

em

Nesta quinta-feira (17), a Abertura Nacional da Colheita de Soja – Safra 21/22, diretamente da Fazenda Progresso, em Sebastião Leal, no sul do Piauí, trará como pauta conceitos importantíssimos ao produtor rural, como logística, clima, mercado, tecnologia e custos de produção. A programação será transmitida pela TV do Canal Rural, pelo site e pelas redes sociais a partir das 9h.

De acordo com o acompanhamento da safra brasileira de fevereiro, da Conab, o Estado do Piauí deve ter a maior produtividade de soja já registrada, com média de 3.413 kg por hectare (56,8 sacas/ha), liderando em termos de produtividade na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Segundo Giovani Ferreira, diretor de Conteúdo do Canal Rural, é importante lembrar que a agricultura no estado começou há cerca de 25 anos. “Da safra 17/18 para a safra 21/22, o Matopiba cresceu 12% em volume de produção de soja, enquanto o Brasil como um todo cresceu 10%. Já o Piauí, que é o ‘caçula’ da produção da oleaginosa na região, cresceu 20% nesse intervalo, saindo de 2.5 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas”, destaca o diretor.

Ferreira ainda lembra que nestes cinco anos, a safra brasileira cresceu de 12% para 14% com a participação do Matopiba. “Hoje quando falamos em agronegócio no Brasil e no Matopiba, não tem como não citar os municípios do sul do Piauí, como Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Sebastião Leal”, afirma.

Cerca de 90% das economias dessas cidades e regiões estão diretamente relacionadas à soja, por isso a preocupação com o aumento dos custos de produção, tema que será debatido vigorosamente na Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 21/22.

“Nossa ideia é colaborar com essa discussão, ajudando o produtor na questão de custos de produção, de falta de produtos. Nesta quarta-feira a ministra [da Agricultura, Tereza Cristina] está indo para o Irã tratar de fertilizantes, já que estamos com um sério problema de fornecimento de matérias-primas para a mistura de fertilizantes aqui no Brasil”, ressalta.

Portanto, o objetivo do evento não é apenas expor a situação e fazer um diagnóstico, mas também apontar tendências a partir de palestras dos principais especialistas em soja do país.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS