Conecte-se conosco

Agronegócio

Descubra agora como plantar uvas fresquinhas em casa!

Veja o passo a passo para ter em sua casa.

Publicado

em

Mesmo as pessoas que vivem nas cidades, muitas vezes, anseiam por uma horta em casa. No entanto, as pessoas que amam uvas, mas vivem em lugares pequenos, duvidam que seja realmente possível cultivar uvas frescas em casa. 

Mas a boa notícia é que, mesmo em um pequeno jardim ou em vasos, é possível colher lindos e deliciosos cachos de uva cultivados na própria residência e aproveitar os diversos benefícios do fruto.

Quer saber mais sobre como cultivar videiras em casa? Confira abaixo.

Como plantar uvas fresquinhas em casa

A melhor época do ano para começar a plantar videiras é o segundo semestre. Se as mudas forem enxertadas, recomenda-se plantar em julho ou agosto. Para mudas do tipo torrão, os meses ideais são outubro, novembro e dezembro. 

Se você deseja colher uvas muito resistentes, procure por mudas de Vitis Iabrusca ou Vitis Vinifera. São americanas e simples de cultivar (vasos ou pequenos espaços). 

Depois de decidir plantar as mudas, coloque as plantas em um vaso com água por, pelo menos, 5 minutos para irrigação antes do plantio. Logo depois, cave um buraco e coloque a muda no meio. Depois, cubra com terra já compostada. 

Vinte dias após o plantio, escolha apenas 1 broto terminal para continuar a se desenvolver. O truque, claro, é sempre escolher o broto mais vigoroso e retirar o excesso de folhas das laterais. 

No primeiro ano de cultivo, é aconselhável regar, pelo menos, 2 vezes por semana, porém, deve-se tomar cuidado para não deixar o solo pobre em água e também não o encharcar demais. Dessa maneira, as irrigações devem ser feitas de maneira periódica, se atentando para as condições da terra.

Tipo de vaso para realizar o plantio

Normalmente, as videiras são plantadas diretamente no solo. No entanto, elas também podem ser cultivadas em vasos, o que é muito prático.

O vaso deve ser feito de barro e ter capacidade para 50 litros. Isso porque não só evita o superaquecimento das raízes da videira, por possuir um furo central no fundo, como também evita o acúmulo de água, evitando a proliferação de pragas como fungos.

Luz e temperatura

Em primeiro lugar, se você vai plantar as uvas em vasos ou diretamente no solo, durante a fase de desenvolvimento até o amadurecimento da planta, o local deve ser bem iluminado e a temperatura deve ser entre 15° e 30°C.

Se você mora em uma área chuvosa durante o verão, coloque as videiras onde não há vento. No entanto, a luz solar deve ser concentrada nas plantas por 8 a 9 horas por dia com leve circulação de ar ao redor. 

Cuidado com o sol! O clima quente atrapalha o desenvolvimento e saúde da videira.

Com essas orientações e cuidados, é possível plantar uma videira em casa, pois mesmo com pouco espaço, você terá o prazer de colher belos cachos com uvas frescas e saborosas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS