Mundo
McDonald’s encerra atividades na Rússia
O conflito no leste europeu vem trazendo consigo diversas sanções para a população russa, como o fechamento de vários estabelecimentos. Leia mais!
O conflito no leste europeu vem se intensificando na medida em que os dias passam. Ocorreram uma série de sanções econômicas por parte da União Europeia a Rússia numa tentativa de forçar um recuo das tropas de Putin do solo ucraniano. Todavia, além de afetar todo o tecido social no mundo contemporâneo, o conflito gerado pela Rússia afeta diretamente sua população que, em boa parte, não compactua com as decisões do presidente.
Nesse sentido, é importante salientar que a primeira loja do McDonald ‘s na Rússia foi inaugurada no ano de 1990 em Moscou, durante a época da antiga União Soviética. Em 2020, a rede comemorou 30 anos da primeira unidade em solo russo, que marcou a entrada do símbolo do capitalismo global em um país até então dito socialista, vendendo lanches a preços daquela época.
No entanto, o McDonald ‘s anunciou, nesta terça-feira, que está suspendendo suas operações na Rússia. Com isso, todas as lojas no país serão fechadas como resposta à invasão do regime de Vladimir Putin à Ucrânia. A empresa afirma que continuará pagando o salário dos 62 mil funcionários enquanto as lojas estiverem fechadas.
Não obstante, os russos fazem fila para comer na unidade do McDonald ‘s na praça Pushkin, em Moscou, antes de a rede fast food suspender suas operações na Rússia. Também há vídeos e imagens compartilhadas nas redes sociais também mostram filas enormes em drive-thrus, funcionários cantando enquanto produzem sanduíches em uma loja em São Petersburgo e até um cliente que diz ter estocado dezenas de lanches na geladeira de sua casa.
A empresa detém 108 lanchonetes na Ucrânia e tem quase 10 mil funcionários no país. As lojas também estão todas fechadas, devido à invasão, mas a companhia diz que trabalha para manter os salários em dia. Rússia e Ucrânia representaram 9% da receita da companhia em 2021. O McDonald ‘s é dono e opera 84% de seus restaurantes na Rússia e atende a milhões de clientes por dia. O fechamento também inclui as franquias.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira