Conecte-se conosco

Economia

Algumas siglas do mercado financeiro: breve explicação

Entrar no mercado financeiro pode ser difícil no início tendo em vista algumas barreiras conceituais. Entenda aqui o que significa algumas siglas desse ramo. Leia mais!

Publicado

em

Mercado financeiro é, por definição, um ambiente de compra e venda de valores mobiliários — ações, opções, títulos —, câmbios de moedas estrangeiras e mercadorias — como ouro ou produtos agrícolas. Nessa negociação, estão envolvidas diversas instituições, que facilitam o encontro entre agentes e regulam e fiscalizam as transações. Ou seja, o mercado financeiro, de forma simplificada, é todo o universo de operações de compra e venda de ativos.

Entretanto, existem alguns conceitos e siglas do mercado financeiro que não compreendemos. Portanto, iremos trazer algumas explicações acerca dessa temática com a finalidade de tornar o mercado financeiro mais “tangível”. Todavia, é necessário compreender, inicialmente, o que investimentos prefixados e pós-fixados.

A diferença básica é que, enquanto o prefixado apresenta rentabilidade definida, o pós-fixado acompanha algum indicador. Assim, quem investe no primeiro sabe como será seu rendimento previamente, enquanto quem investe no segundo, só conhecerá os resultados na data de vencimento.

1- Taxa Selic: Essa é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

2- CDI: esse é o Certificado de Depósito Interbancário, é um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos, muito utilizado por eles para captar dinheiro de outros bancos. O CDI tem prazo de vencimento de um dia útil, existindo, também, investimentos atrelados a ele.

3- CDB: o Certificado de Depósito Bancário é um título emitido por bancos para captar dinheiro das pessoas jurídicas e físicas a financiar suas atividades, em troca deste empréstimo é devolvido pelo banco ao investidor a quantia aplicada mais o juro acordado no momento do investimento.

4- LC: O Crédito do Agronegócio é um título emitido pelos bancos para captação direcionada às atividades do setor do agronegócio. Neste tipo de investimento não há incidência do Imposto de Renda para o investidor.

5- IPCA: O Índice de Preços ao Consumidor Amplo é o indicador considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil. Nesse sentido, ele mede o Índice de Preços ao Consumidor Amplo e é o indicador considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil. É importante salientar que só investir atrelado ao IPCA pode não ser um bom negócio já que não haverá rentabilidade.

6- IR: O Imposto de Renda é o imposto que incide sobre a renda obtida por meio dos investimentos. Existe uma tabela progressiva quanto a alíquota: até 180 dias: 22,5% , de 181 a 360 dias: 20%, de 361 a 720 dias: 17,5%, acima de 721 dias: 15%. Vale lembrar que dependendo do investimento é bom consultar antes.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS