Conecte-se conosco

Economia

Benefício do INSS: Veja os motivos que podem levar à suspensão

Ao serem encontrados erros ou irregularidades, o benefício do INSS pode ser suspenso.

Publicado

em

INSS

Em julho de 2021, mais de 28 mil pagamentos foram suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo informações divulgadas, muitos casos dos segurados que tiveram o benefício suspenso poderiam ter sido evitados. Sendo assim, veja alguns casos em que pode haver a suspensão do benefício do INSS e fique atento para não cometer esses erros.

Entenda mais sobre a suspensão do benefício do INSS

Primeiramente, vale ressaltar que existe uma diferença importante entre suspensão do benefício e cancelamento do INSS. No primeiro caso, o beneficiário tem o pagamento suspenso, mas pode voltar a ter acesso ao benefício depois de regularizar pendências. Já no segundo caso, o segurado tem a perda do benefício, com difícil possibilidade de retorno. Por isso, entenda alguns motivos que levam à suspensão do INSS.

1. Não apresentação da Prova de Vida

Não cumprir com os requisitos solicitados pelo INSS na Prova de Vida pode levar à suspensão do benefício da aposentadoria ou pensão, e até mesmo levar ao cancelamento do mesmo. Nesse sentido, atualmente é possível fazer a regularização desse processo de forma online, sem precisar sair de casa.

2. Não sacar o benefício

Quando o beneficiário não faz os saques do benefício, o INSS pode entender isso como uma sinalização de que o segurado morreu, levando à sua suspensão. Sendo assim, depois de 2 meses sem retirar o valor, fique atento, pois esse pode ter sido o motivo do bloqueio dos pagamentos.

3. Não comparecer na perícia

Para a concessão e manutenção dos benefícios relacionados à incapacidade ou invalidez do trabalhador, é obrigatório o comparecimento na perícia médica. Assim, quando o cidadão não comparece, ele pode ter o direito ao benefício suspenso.

4. Recusa da reabilitação

Por fim, ao ser sinalizada pela perícia médica a possibilidade de reabilitação profissional, é preciso que o trabalhador tente seguir a indicação médica para não ter o seu benefício suspenso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS