Economia
Terrenos da União desocupados serão usados para projeto de criação de moradias
O projeto estabelece que o terreno precisa estar próximo a residências, comércios e possuir serviços e infraestrutura implantada.
Publicada no Diário Oficial da União pelo governo federal, a notícia de que o programa “Aproxima”, destinado a construção de moradias para pessoas de baixa renda com terrenos da União, alcançará famílias com renda bruta de no máximo cinco salários mínimos.
O projeto conta principalmente com o apoio da iniciativa privada, além, é claro, da contribuição dos municípios brasileiros na construção e manutenção das unidades nos terrenos da União.
Por outro lado, as empresas terão o benefício de explorar comercialmente o local, afinal o programa concede a exploração do comércio e a prestação de serviços nos condomínios. Para as famílias que estarão interagindo com o programa possuirão o direito à propriedade do imóvel somente depois de ocorrer o pagamento previsto no contrato.
Detalhes do projeto
Os imóveis devem estar localizados em área fixa, em um perímetro urbano determinado em lei pelo poder público local.
Diante disso, ainda é necessária que o poder público local (municípios e o Distrito Federal) venha conceder a implementação do programa, os quais serão responsáveis pelas ações de adequação à organização do conjunto de legislações destinadas a ordenar os espaços habitáveis.
Eles também deverão realizar o processo licitatório para a escolha das empresas, assim como serão responsáveis por selecionar e indicar as famílias beneficiárias.
O projeto será dirigido pelos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Sendo assim, caberá ao Ministério da Economia efetuar a realização da sondagem e a recomendação dos imóveis utilizados, e ao Ministério do Desenvolvimento Regional será direcionado a atestar o enquadramento do projeto de empreendimento imobiliário no programa.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade