Conecte-se conosco

Economia

A previdência privada pode ser uma ótima opção a longo prazo

A estimativa é de que a população idosa chegue a 66,5 milhões de pessoas em 2050, no Brasil. E a previdência privada pode ser uma boa opção. Entenda!

Publicado

em

Segundo o IBGE, em 2050 29,3% da população brasileira será formada por idosos, pois cada dia mais a expectativa de vida cresce. Hoje em dia as pessoas vivem em média 76,8 anos.

Com essa mudança na pirâmide populacional, um assunto que preocupa cada vez mais é a aposentadoria destes futuros idosos, e com isso a previdência privada passa a ser uma opção a se pensar.

E para quem precisa pagar o imposto de renda nestes próximos meses, um plano de previdência privada pode ajudar com isso, pois alguns planos permitem deduzir até 12% anual da base do cálculo do imposto de renda.

“Enquanto a pessoa estiver acumulando recursos para a aposentadoria, não precisa pagar IR sobre esse estoque” — explica Marcelo Rosseti, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência.

O que permite isso é o plano de previdência privada, PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), e é importante que o contribuinte se atente ao plano que está contratando, e nos saldos acumulados no plano, na ficha de Bens e Direitos, sob o código 97 VGBL.

Os planos de previdência privada oferecem dois regimes, que devem ser escolhidos no momento de adesão do plano.

  • Regressivo: o imposto de renda pago no resgate ou recebimento de benefício é descontado na fonte, de forma definitiva.
  • Progressivo: a alíquota é definida conforme a tabela de IR das Pessoas Físicas, mas não é definitiva, e pode ser compensável na Declaração de Ajuste Anual.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS