Finanças
Entenda mais sobre a PL que prevê pagamento de professores com precatórios
Projeto foi aprovado por unanimidade no dia 16 de março. Confira os detalhes da proposta.
Segundo um Projeto de Lei aprovado pelo Senado, professores da rede pública do ensino básico poderão receber indenização devido a repasses com valores menores destinados a fundos educacionais. Por isso, entenda mais sobre o PL e seu andamento processual.
Leia mais: O programa CNH Popular disponibilizará cerca de 25 mil vagas
Projeto de Lei prevê pagamento de professores usando precatórios
O projeto, aprovado por unanimidade no dia 16 de março, garantirá remuneração para professores e profissionais do ensino fundamental público online. O dinheiro refere-se a repasses da União aos estados, Distrito Federal e municípios, que recorreram à Justiça contestando os menores valores recebidos em nome do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com a decisão judicial, o Governo Federal teve que corrigir os valores que haviam sido pagos em precatórios. No âmbito do projeto, têm direito a essa remuneração: os profissionais do ensino da educação básica; os praticantes da educação básica; e os aposentados da rede pública que estiveram no cargo de 1997 a 2020.
No projeto também está prevista a suspensão das transferências pelo Governo Federal nos casos em que os governadores e prefeitos não façam o repasse do valor pago da indenização. Além disso, a remuneração será proporcional aos dias de trabalho e meses de efetivo exercício na docência e na educação básica. No entanto, este montante não conta para os salários devido à sua natureza compensatória.
Confira como está o andamento processual do PL
Ao ter sido aprovado por unanimidade no Senado Federal no dia 16 de março, o projeto foi encaminhado para o Executivo e está aguardando a sanção do presidente para ser implantado de fato. E, até o momento, alguns municípios já começaram a realizar o pagamento. No entanto, a maioria ainda espera algumas condições jurídicas para dar início aos repasses segundo orientação do Tribunal de Contas.

-
Tecnologia2 dias atrás
E-mail lotado? Aprenda a esvaziar o Gmail para não perder mensagens importantes
-
Finanças2 dias atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Agronegócio2 dias atrás
Esta é a melhor planta para criar uma cerca verde e sem gastar muito (e rápido!)
-
Tecnologia1 dia atrás
Pesquisa propõe nova cor nos semáforos para orientar carros autônomos
-
Bancos2 dias atrás
4 estratégias pouco conhecidas para lucrar no Banco Inter
-
Bancos1 dia atrás
Banco é multado por prática abusiva em empréstimos consignados
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Você sabia? Mesmo quem não precisa declarar IR pode receber restituição
-
Finanças1 dia atrás
Liberdade financeira: veja como chegar ao seu 1º milhão em 7 passos