Economia
Japoneses seguem guardando dinheiro em ritmo recorde em meio a preocupações com o coronavírus
Mesmo com a economia reabrindo gradualmente após medidas de quarentena terem sido suspensas, empresas e famílias ainda não voltaram a gastar.
Dados do banco central do Japão divulgados nesta quarta-feira mostraram que os depósitos bancários e a moeda em circulação no país tiveram aumento em um ritmo anual recorde no mês passado, enquanto empresas e famílias japonesas seguiram acumulando dinheiro para se protegerem contra uma queda de renda causada pelo coronavírus.
A moeda em circulação e depósitos em instituições financeiras, ou estoque de dinheiro M3 do Japão, teve alta 7,1% em agosto na comparação com o ano anterior. A alta superou o crescimento de 6,5% em julho, chegando ao patamar de maior aumento desde que os dados se tornaram comparáveis em 2004, apontam os dados do banco central do Japão.
Já os depósitos bancários subiram 15,3% em agosto em relação ao ano anterior, um recorde, com o impacto da Covid-19 sobre as vendas levando empresas a continuar acumulando caixa como medida de prevenção.
Ainda de acordo com os dados, o dinheiro em circulação em agosto teve o mesmo movimento de junho, aumento de 5,5%.
As informações refletem a dificuldade de incentivar empresas e famílias a voltarem a gastar, mesmo com a economia reabrindo gradualmente após a suspensão de medidas de quarentena em maio.
Em coletiva, um representante do Banco do Japão falou sobre o assunto. “Algumas famílias podem estar guardando dinheiro em casa em vez de colocá-lo em contas bancárias, com a pandemia deixando-as ressabiadas em ir uma agência bancária”.
No segundo trimestre deste ano, a economia japonesa registrou sua pior recessão desde o pós-guerra, aprofundando-se ao passo que o coronavírus afetou as empresas mais que o previsto inicialmente, e mostrando que as autoridades enfrentam uma difícil missão para evitar uma recessão ainda maior.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção