Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como eliminar caramujo africano e dar fim a essa praga

Moluscos podem acabar com uma plantação e também oferecem riscos aos humanos. Saiba como mantê-los longe do seu quintal.

Publicado

em

Embora sejam comuns em hortas e jardins, as lesmas e caramujos podem destruir os vegetais. Durante os meses mais quentes, o aparecimento de alguns parasitas é ainda mais comum, como é o caso do caramujo africano.

Leia também: Como controlar as pragas na horta utilizando inseticida natural

O molusco apresenta cor escura e pode chegar até 15 centímetros. Vale ressaltar que o caramujo transmite doenças, como a meningite, ou seja, essa praga oferece riscos para as plantas e humanos. Por isso, se faz necessário seu controle. Abaixo, separamos algumas dicas na hora de eliminar o molusco.

Coleta manual

É possível fazer a retirada dos caramujos de hortas e jardins de forma manual. Para tanto, é preciso utilizar materiais específicos para evitar qualquer contato, como, por exemplo, luvas de borracha. A secreção que ele solta é prejudicial a pele, portanto, cuidado!

Produtos tóxicos

Produtos feitos à base de metaldeído são fatais para essa praga e podem ser adquiridos em casas de agropecuária especializadas. No entanto, o produto oferece riscos aos seres humanos também. Por isso, tenha cuidado ao aplicá-lo.

Cerveja

Por incrível que pareça, lesmas e caramujos são atraídos pela bebida alcoólica. Assim, é possível elaborar uma armadilha para atrair os parasitas. Para isso, molhe um pano em cerveja e deixe perto das plantas. O cheiro vai atrair essas pragas que beberão e ali ficarão. Em seguida, faça a retirada dos moluscos utilizando luvas e enterre-os em locais longe de água.

Mantenha o ambiente limpo

Os caramujos gostam de locais sujos com resto de telhas, entulhos e lixo. A fim de evitá-los, mantenha seu jardim e horta sempre limpos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS