Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Mercado formal volta a crescer desde o quarto trimestre do ano passado

Os dados do PNAD Contínua mostram recuperação de desemprego no país. Confira a matéria!

Publicado

em

Os dados do PNAD Contínua mostram recuperação de desemprego no país. É claro que os números não se recuperaram tanto a ponto de estar como antes da pandemia e a crise sanitária decorrente dela, mas os dados mostram que a partir do quarto trimestre do ano passado o número de pessoas que trabalham com carteira assinada aumentou.

Os mesmos dados mostram que o rendimento médio real apresentou queda no segundo semestre do ano passado, devido a inflação que passou a assolar o país.

Isso também pode ser explicado com a mudança de ocupação da população. De acordo com o Banco Central do Brasil, após a crise sanitária onde milhares de pessoas ficaram desempregadas, uma parte da população passou a se ocupar de empregos com menores rendimentos.

E mesmo a parte da população que manteve o mesmo cargo apresenta queda no rendimento médio. Isso se dá devido ao recuo salarial nas empresas privadas nesta época.

Como a renda do trabalho é a principal fonte da renda familiar, observou-se diminuição na estimativa mensal da Renda Nacional Disponível Bruta das famílias.

Segundo o Banco Central do Brasil, isso se dá devido a diminuição das transferências de abonos que complementavam os salários, devido a atrasos nos calendários entre 2020 e 2021.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS