Conecte-se conosco

Economia

O impacto do capital no meio ambiente

Sem sombra de dúvidas, no mundo contemporâneo, preocupar-se com o meio ambiente é um dever de todos. Entenda!

Publicado

em

As mudanças climáticas estão presentes no nosso cotidiano. A intensiva exploração de matérias não renováveis está afetando diretamente a dinâmica do sistema terra, responsável pela manutenção da vida.

Veja também: Condições climáticas poderão influenciar no aumento da safra de cana em 2022

Evidentemente, o sistema baseado no capital e na exploração intensiva de matérias resultou em um esgotamento de recursos uma vez que o debate acerca de um “capitalismo sustentável” (se é que isso pode ser possível) começou a ocorrer a pouco tempo, em meados das décadas de 60’s, no máximo.

Dessa forma, nunca foi tão importante para o mercado global debater a necessidade de lidar com as mudanças climáticas como é, hodiernamente.

De fato, deve-se salientar que não é algo “atual”, mas as companhias mundiais vem alertando sobre a transição para uma economia de baixo carbono que pode afetar as carteiras de investimentos.

Em suma, as emissões de carbono afetam diretamente o ambiente físico e as condições de risco tornam-se extremamente desafiadoras para serem “precificadas” pelo mercado. Uma coisa é certa, se a transição climática acontecer de forma abrupta, isso afetará quaisquer investimentos em curto prazo.

Todavia, para o Bridgewater, maior fundo de hedge do mundo com um patrimônio aproximado de US$150 bilhões, e gerido por Ray Dalio, isso basicamente faz com que o preço do carbono deva entrar no radar e seja monitorado.

De acordo com o co-chefe de investimentos sustentáveis da Bridgewater Associates, Carsten Stendevad, “existe o risco de uma pressão inflacionária. A precificação do carbono tem o potencial de aumentar os preços da energia e, por sua vez, os preços de bens e serviços em toda a economia”.

Não obstante, com a finalidade de mitigar esses riscos, Carsten sugere que os investidores do mundo todo façam uma aplicação estratégica com ativos de proteção à inflação, como as commodities.

O exercício pautado pelo gestor é de enfatizar como as questões ambientais afetam diretamente os negócios, “mesmo que você não se importe, o mundo ao seu redor se importa cada vez mais. E como o que os demais fazem afetará sua carteira, todos precisam estar atentos” afirma.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS