Conecte-se conosco

Commodities

Previsão de safra de café do Brasil aumenta e arábica terá recorde, aponta IBGE

Mesmo com o aumento nos números, projeções ainda estão abaixo das feitas pelo mercado.

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quinta-feira que revistou suas projeções para a safra de café do Brasil neste ano, que ficou em 59,6 milhões de sacas de 60 kg, contra 59 milhões na previsão anterior, incluindo um recorde produção de grãos arábica.

Mesmo com as revisões aumentando os números, eles ainda ficam aquém das previsões de mercado, o que é historicamente comum para o grão. Em agosto, uma pesquisa da Reuters apontou para uma safra histórica de 68 milhões de sacas na temporada 2020/21.

A safra de café arábica de 2020 será 45 milhões de sacas, a maior da série histórica do instituto, o que refletiu na alta da produção total, de acordo com o IBGE. A colheita já está praticamente encerrada.

Por sua vez, a safra de café robusta foi estimada pelo instituto em 14,6 milhões de sacas, quase estável em relação à projeção anterior.

Ainda segundo o IBGE, a produção total de café do Brasil em 2020 cresceu 19,4% em relação a 2019, que foi um ano de baixa bianualidade do arábica.

A Companhia Nacional de Abastecimento também deve divulgar sua projeção no dia 22 de setembro.

Outro órgão que atua na área, o Conab anunciou que irá fazer somente três levantamentos sobre a safra 2020 de café, e não quatro como era comum, em razão das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS