Economia
As novas realidades do mundo do trabalho
O contexto do trabalho contou com mudanças radicais nos últimos dois anos e desafiou as empresas a construírem uma nova realidade. Confira!
O contexto do trabalho contou com mudanças radicais nos últimos dois anos e desafiou as empresas a construírem uma nova realidade, renovando os locais de trabalho que se mostraram mais conectados e mais produtivos.
Veja também: O motivo de estar sempre atualizado no mercado de trabalho
Nos dias atuais, nove a cada dez empresas já possuem em suas gavetas projetos de trabalhos híbridos, e segundo a McKinsey, absorver atitudes de sucesso fará com que qualquer empresa avance com velocidade e criatividade, o que é um ponto central para que as empresas atraiam bons talentos.
Isso transforma o modo como operam e aumenta a interação social e dá capacidade aos funcionários de fazer o melhor trabalho que conseguem.
Ainda que visualmente tudo seja diferente, a cultura empresarial deverá continuar a mesma constituindo como uma parte integrativa da experiência do funcionário, o que gera um efeito direto na produtividade.
Quando ocorre a união do mundo físico com o digital, é possível a criação de um local de trabalho melhor, que permita aumentar a conexão entre os colegas de trabalho e encontrar um equilíbrio mais saudável entre o trabalho e casa, levando, assim, a empresa a melhores resultados.
Novas maneiras de se conectar
Agora, muitos funcionários irão até o escritório quando for necessário para a equipe e seus clientes, por uma ou duas vezes durante a semana. Sendo assim, é necessário que os líderes analisem as situações e as funções uma a uma para verificar se adotar o modelo híbrido é vantajoso para sua empresa ou não.
Fazer o desenvolvimento de formas distintas de trabalhar pode contribuir com os colaboradores no sentido de atender suas necessidades, o que aumentaria suas produtividades individuais, priorizaria seu bem-estar e geraria na empresa uma situação em que todos saem ganhando.
Quando as empresas abraçam o mundo híbrido dos dias atuais, elas abrem a possibilidade para que uma série de colaboradores ainda mantenham o desejo de se conectar pessoalmente com os colegas para aprender, se inspirar e inovar.
Ampliar as formas como os funcionários utilizam e experimentam o ambiente do escritório faz com que os líderes consigam planejar uma maior flexibilidade visando a priorização da produtividade e do equilíbrio.
Redefinição do local de trabalho
Um número grande de trabalhadores confiou em seus patrões para auxiliá-los a evoluir, ainda que, no período pandêmico. E agora, será necessário que os ajudem de novo para que retomem a vida pós pandemia.
O trabalho virtual exigiu dos líderes que adquirissem uma nova habilidade, que foi de se comprometer a ouvir seus funcionários, mesmo que à distância e se adaptar seus métodos de abordagem para que ficassem adequados a nova realidade.
Conseguir que a equipe se mantenha envolvida é um amplo desafio para qualquer líder, especialmente conforme as equipes vão sendo dispersadas. Um dos métodos foi incluir pesquisas frequentes sobre bem-estar, assim ajudou os líderes a compreender melhor quais eram os pontos frágeis da equipe e onde teria que atuar com mais veemência.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação