Conecte-se conosco

Agronegócio

Coqueiro anão: como cultivar essa árvore em casa

Veja o passo a passo para cultivar essa árvore em casa e deixar o ambiente mais harmonioso.

Publicado

em

A espécie Cocos nucifera, conhecida também como coqueiro anão, não costuma crescer tanto quanto os demais tipos que conhecemos. Dessa forma, fica muito mais fácil conseguir mudar a planta de local, se tornando um plantio muito comum entre as pessoas.

Leia mais: Coqueiro-de-vênus: conheça a planta que tem as folhas rosas

Entretanto, plantar coqueiros em vasos requer alguns cuidados. Aliás, o coqueiro, mesmo da espécie anã, é uma árvore bem grande. Portanto, não é qualquer recipiente que serve para essa espécie.

Por isso, vamos ensinar como plantar coqueiro anão em vaso, para que você tenha essa árvore maravilhosa em casa, que além de embelezar seus ambientes, também dará belos frutos.

Vaso

Uma das partes mais importantes no processo do cultivo é a escolha do vaso, pois ela interfere diretamente no crescimento da sua planta. Uma escolha errada pode fazer com que suas plantas não se desenvolvam bem. Então, para o coqueiro anão, é muito importante investir um pouco mais e comprar um vaso com no mínimo 60 litros.  

Preparando o solo

Para obter sucesso no plantio, deve-se utilizar solo arenoso, o que é bem comum de se achar em lojas que trabalham com itens para plantação. Além disso, o solo deve ter boa drenagem. Dito isso, use bastante argila expandida para ajudar na drenagem. Dessa forma, você não corre o risco de apodrecer as raízes das plantas devido ao excesso de umidade. 

Cultivo

O cultivo do coqueiro anão é feito a partir de mudas que são facilmente encontradas em floriculturas e instituições especializadas. Então, após a compra, coloque as mudas no vaso. Antes disso, porém, coloque uma camada de argila e depois cubra metade do vaso com terra.

Depois de um tempo, coloque as mudas no centro do recipiente. Em seguida, finalize com mais terra, deixando apenas 2 dedos até a borda do vaso. 

Após plantar um coqueiro anão em vaso, sempre o exponha à luz solar direta. Dessa forma, ele se desenvolverá melhor e mais rápido. Já em relação a irrigação, regue apenas uma vez por semana.

Certifique-se de não fazer isso por uma semana sem molhar o solo. O coqueiro não precisa de muita água para crescer, mas ao mesmo tempo, suas raízes não devem ficar encharcadas. 

Viu como é prático o cultivo do coqueiro anão? Agora é só seguir o passo a passo e logo você irá colher ótimos frutos!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS