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A cada dia, Brasil ganha 22 novas farmácias

Levantamento da Abrafarma.

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Rafael Niemeyer, de 37 anos, já foi dono de uma loja de produtos esportivos, passou pela agricultura e, há quatro meses, decidiu investir na abertura de uma franquia da farmácia de manipulação Biomagistral, localizada na região do Jardim Botânico, no Distrito Federal. A nova loja se junta a mais de 5,4 mil unidades abertas este ano em todo o país, dedicadas à venda de medicamentos manipulados e outros produtos. Em média, foram registradas 22 novas unidades diariamente neste período.

Em 2023, somando farmácias convencionais e de manipulação, foram criadas 8,1 mil lojas, um número próximo ao de 2022, que teve 8,7 mil novos empreendimentos. Apesar do volume de novas unidades, o faturamento do setor continua em ascensão. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o setor movimentou R$ 58,3 bilhões entre janeiro e julho deste ano, representando um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Rafael acredita que o setor é um excelente nicho de investimento, especialmente por estar vinculado à saúde. “A pandemia mostrou que, independentemente da situação, as pessoas sempre precisarão cuidar da saúde. É uma atividade que estará sempre em alta”, afirma. Ele já conta com seis colaboradores e planeja dobrar a equipe em breve.

Farmácias

Para se destacar no mercado de pequenas farmácias, o Sebrae recomenda oferecer um serviço de qualidade, com um bom atendimento que melhore a experiência do cliente. Rafael concorda: “As empresas que estiverem mais estruturadas, com melhores preços e um atendimento de qualidade, permanecerão no mercado”.

Dicas do Sebrae para donos de pequenas farmácias:

  • Escute o cliente: Preste atenção nas necessidades do consumidor para estabelecer um relacionamento de confiança. Avalie como eles estão sendo atendidos e se encontram o que procuram. Criar um espaço para feedback também é importante.
  • Treinamento: Invista no treinamento de farmacêuticos e atendentes para garantir as melhores práticas e posturas profissionais, baseando-se no retorno dos clientes.
  • Abordagem empática: Colocar-se no lugar do cliente é fundamental, especialmente porque muitos buscam medicamentos para tratamentos de saúde ou lidam com pessoas com comorbidades.
  • Layout da loja: O ambiente é crucial para o sucesso no setor. Cuide da comunicação externa e da disposição de mobiliário, prateleiras e iluminação, entre outros aspectos.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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