Conecte-se conosco

Cotidiano

A cor da tampa do seu azeite faz diferença? A resposta vai te surpreender

Entenda como o produto pode ser melhor preservado segundo suas características.

Publicado

em

Muita gente não costuma reparar nisso, mas, segundo informações disponíveis na internet, a cor da tampa presente nas embalagens do azeite de oliva indica a finalidade do óleo que está sendo adquirido. Por exemplo, itens que possuem selamento vermelho podem ser usados em temperaturas mais altas.

Esse dado parece até mesmo fazer sentido em um primeiro momento, mas trata-se de um mito bem elaborado que acabou se difundindo entre a população, muito por conta da desinformação. Segundo a lei brasileira, não existe esse tipo de definição, de acordo com o parecer do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Conforme a azeitóloga Ana Beloto, considerada a sexta mulher mais poderosa no agro, conforme aponta o ranking da revista Forbes, uma mesma coloração pode significar algo internamente para a empresa fabricante, e para outra ser somente uma preferência estética.

Como conservar melhor o seu produto?

Em suma, segundo os especialistas da área, o que vale mesmo é o frescor do óleo, sendo esse o principal indicativo de boa procedência e qualidade. Então, após decidir qual é o tipo que você prefere, é importante atentar-se para a data de validade, o envase e a viscosidade. Lembrando que, atualmente, existem até três variedades, sendo elas:

  • Azeite virgem;
  • Extravirgem;
  • De tipo único.

Quanto mais recente o envase, melhor. Isso porque a palavra azeite, em sua origem árabe, significa ‘suco de azeitona'”, explica Ana.

Seguidamente, a profissional esclarece que esse tipo de item possui três inimigos que são capazes de estragar a mistura de forma extremamente rápida: o oxigênio, a luz do sol e o calor. Aliás, é justamente devido à luminosidade que as embalagens costumam apresentar vidros escurecidos, evitando o contato com a claridade extrema.

Portanto, o melhor lugar para armazenar o azeite de oliva em casa é em um ambiente mais escuro e que não possua fontes de calor próximas. Além disso, é estritamente necessário manter a tampa fechada quando não estiver usando, de modo a não permitir a entrada de ar.

Logo, se o óleo não for guardado fechado, a substância acaba oxidando e consequentemente perdendo muitas das suas características originais, como o sabor e o aroma, além das propriedades benéficas para o organismo humano.

Por fim, a recomendação geral é evitar ao máximo utilizar as famosas azeiteiras e manter o alimento na embalagem enquanto estiver fazendo o uso doméstico. Tais estruturas contam com um bocal que permite que haja trocas externas de oxigênio, o que prejudicará o referido insumo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS