Curiosidades
A empresa pode proibir manifestações políticas?
Será que as empresas podem impedir o funcionários de fazer publicações políticas? Venha conferir aqui, não perca!
O ano de 2022, provavelmente será um ano bem conturbado devido à corrida presidencial que ocorrerá no final do ano que, qualquer um já percebeu, está extremamente polarizada.
Veja também: Eleições de 2022 terá 30% menos jovens votantes do que em 2018
De um lado, está o atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, tentando sua reeleição representando as pautas da “direita” no Brasil, em meio a quatro anos de mandato que alcançaram a maior inflação da história, com aproximadamente 32% de intenção de votos.
Já do outro lado, tem o ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, representando as pautas da “esquerda”, com avaliações significativas durante seu governo com aproximadamente 45% das intenções de votos.
Desse modo, mediante a esse cenário nitidamente polarizado, existe uma grande dúvida: a empresa pode impedir que empregados divulguem seus candidatos nas redes?
A resposta dessa questão é, em tese, simples. A realidade é que o limite de todos, empregados ou não, é decorrente da lei, ou seja, a Constituição. Nela, a liberdade de expressão só é vedada quando fere alguém, ou configura-se como um tipo de crime de injúria, calúnia ou difamação. Obviamente, nenhum desses crimes refere-se a manifestar-se publicamente acerca de suas preferências partidárias.
No entanto, algumas empresas podem vir a criar normas internas que proíbam esse tipo de manifestação, no entanto, essa é uma linha tênue que pode inclusive, até resultar em problema para o lado do empregador.
Destarte, é válido destacar que esse ano, sim, será atípico e que algumas manifestações podem até gerar tratamentos distintos dentro do ambiente de trabalho. Portanto, vale rever suas prioridades a fim de evitar qualquer tipo de desgaste desnecessário.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes