Agronegócio
A fortuna em suas mãos: Dicas e cuidados para cultivar a árvore da fortuna
Também conhecida como árvore da felicidade, a planta tem a versão masculina (Polyscias guilfoylei) e a versão feminina (Polyscias fruticosa). É um arbusto de pequeno porte muito versátil e de beleza estonteante.
Quando ainda está em fase de crescimento, possui folhas em tons verde-escuros e um caule mais grosso, o que remete muito ao bonsai. A principal diferença entre macho e fêmea se dá pela resistência e aparência de cada um.
Um dos mistérios que essa espécie carrega consigo é que muitas pessoas acreditam que, um não vive sem o outro, por isso, é necessário ter um pé feminino e outro masculino para que elas cresçam fortes e saudáveis.
Lenda da árvore da fortuna
Por ter origem oriental, como Malásia, Polinésia e Índia, é muito comum na região que a planta carregue consigo um simbolismo e uma lenda.
Acredita-se que ela atrai boas vibrações para o ambiente no qual estão inseridas e também são consideradas plantas mágicas, que promovem realizações para as pessoas que por ela passam.
De acordo com a lenda, dois irmãos queriam muito encontrar uma árvore mágica e, ao olharem para a árvore e acreditarem terem encontrado, desejaram, com todas as forças, muita alegria e prosperidade para a família. Logo após, toda a planta foi envolta por uma luz.
Na opinião de algumas pessoas que crêem na história, o significado espiritual da árvore da fortuna só se realiza caso a planta seja recebida de presente por uma pessoa que tenha sentimentos bons por você.
Uso medicinal
Além disso, essas plantas são muito usadas de forma medicinal para as seguintes utilidades:
- Tônico;
- Anti-inflamatório;
- Contra a febre;
- Contra micose;
- Analgésico;
- Diurético;
- Antidisentérica;
É importante sempre consultar um médico ou profissional de saúde antes de fazer uso da planta desta forma e nunca optar pela automedicação sem acompanhamento.
Cuidados e formas de plantar
Você pode optar por realizar o plantio da Árvore da Fortuna, por meio de sementes ou pela técnica de estacas, quando se faz uso de galhos podados de uma árvore saudável.
Caso o plantio seja na área externa, o mais indicado é encontrar um local onde não haja muita incidência da luz do sol, pois as plantas macho possuem mais resistência à luz do sol e são mais indicadas nesses casos.
É ideal efetuar a rega três vezes por semana, sempre prestando muita atenção para não encharcar as raízes, por isso, antes de regar, sempre verifique o solo e se há necessidade de mais água.
Se a folhagem estiver amarelada, é um sinal de que ela está recebendo muita água. Com relação à poda, é importante criar um cronograma, que pode ser mensal, para realizá-la.
Se você for utilizar vasos, invista em modelos mais profundos com, pelo menos, 40 centímetros de diâmetro. O vaso pode ser de plástico ou barro e o substrato escolhido deve ser rico em matéria orgânica.

-
Tecnologia5 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira1 dia atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Finanças1 dia atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista