Conecte-se conosco

Automobilística

A multa para quem usar o celular enquanto dirige vai ficar mais alta!

No próximo ano a multa para quem utiliza o celular no volante deverá ficar mais alta. Entenda o projeto e o valor que custará.

Publicado

em

Mexer no celular enquanto dirige pode tirar grande parte da atenção do condutor, que deve estar com atenção plena na estrada. Esse tipo de conduta pode causar inúmeros acidentes e, por isso, é considerada uma infração gravíssima.

Já é comprovado que o uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidente, sendo o terceiro maior causador de morte no país, perdendo apenas para o excesso de velocidade e para as bebidas no volante.

A infração gravíssima gera sete pontos na carteira do condutor, além de uma multa de R$ 292,47. A punição alta é justamente para evitar acidentes graves contra outros condutores e pedestres que estejam passando na via.

A multa também é aplicada para motoristas que forem pegos utilizando o celular enquanto parados em semáforos e congestionamentos, então, é preciso ficar muito atento nestes momentos.

Mas essa infração pode mudar em breve, isso porque um Projeto de Lei está prestes a ser votado, que tem como objetivo aumentar as punições para quem é pego utilizando o celular enquanto dirige.

A autora do projeto foi a senadora Maria do Carmo Alves, que propôs dobrar o valor da multa. Segundo ela, isso pode diminuir o uso e, consequentemente, gerar uma melhora no trânsito.

Acredito que o agravamento da pena tende a diminuir o uso do celular ao volante, e consequentemente, o número de acidentes nas ruas e nas estradas brasileiras”, disse ela.

O Projeto de Lei prevê uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e precisa de aprovação do Senado, no qual já está em tramitação. Trata-se da PL 2699/2022.

De acordo com o CTB, utilizar o celular enquanto dirige não é considerado crime e, até o momento, nenhum Projeto de Lei surgiu para modificar isso. O projeto de Maria do Carmo só prevê um aumento do valor da multa.

E há quem pense que esse hábito não é tão comum no país, pois a cada hora, pelo menos, 28 motoristas são flagrados mexendo no celular enquanto dirigem. Isso é um número muito alto, que contribui para o número de acidentes fatais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS