Conecte-se conosco

Tecnologia

A nostalgia dos celulares: quais eram os 'tops' do passado?

O tempo passou, mas alguns celulares do passado continuam sendo lembrados com saudosismo pelos consumidores.

Publicado

em

O mercado tecnológico tem uma velocidade particular. Ele é rápido, com mudanças e tendências que se alternam ligeiramente, deixando para trás dispositivos e equipamentos que já não correspondem mais às demandas da atualidade.

Apesar disso, determinados aparelhos, de tão icônicos que foram, marcaram uma época e continuam sendo lembrados com saudosismo e apreço pelos usuários. Isso é notório, principalmente, entre os celulares.

Nas linhas abaixo, vamos voltar um pouco no tempo e matar a saudade, relembrando de 5 dispositivos que seguem na memória do público. Prepare-se para ativar memórias tecnológicas afetivas.

Celulares icônicos

Se você não teve um desses, com certeza desejou possuir. Veja:

1) Motorola V3 (Motorola)

Foto: Divulgação / Motorola

O Motorola V3 é um dos celulares mais icônicos e populares da era “pré-smartphone”. Ele foi o sonho de consumo de muita gente não só no Brasil, mas no mundo.

O aparelho, lançado em 2004, chamava a atenção pelo formato Flip Phone com um design elegante e em diferentes cores. Ao todo, foram vendidas 130 milhões de unidades.

O visual do V3 se destacava entre os aparelhos da época, especialmente os “tijolões” que marcaram o início dos anos 2000. Ele virou um sinônimo de luxo e estilo.

2) iPhone 4 (Apple)

Foto: Divulgação / Apple

O iPhone 4, lançado em 2010, marcou um passo importante na trajetória da Apple. Além de ter sido um sucesso absoluto, entre público e crítica, ele ainda liderou as vendas no mundo, em 2011.

O aparelho tinha uma tela de 3,5 polegadas e rodava o processador ARM Apple A4. A memória RAM era de 512 MB e o armazenamento atingia o máximo de 32 GB.

O lançamento conseguiu atrair milhares de pessoas para a porta das lojas no mundo, e apesar do preço alto para a época (R$ 1.799), muita gente no Brasil fez questão de comprar e não ficar de fora da novidade.

3) Lumia 1020 (Nokia)

Foto: Divulgação / Nokia

O Lumia 1020 foi lançado pela Nokia em 2013. Ela era equipado com Windows Phone, o sistema operacional móvel criado pela Microsoft e que foi extinto, ao longo do anos.

Um dos grandes diferenciais do aparelho era a câmera traseira de 41 MP e que possuía, ainda, a tecnologia de lentes Carl Zeiss, com sistema óptico de seis lentes.

O desempenho do equipamento e o resultado das fotos chamavam a atenção mesmo em ambientes com pouca luz. O celular tinha, ainda, recursos que permitiam ao usuário fazer ajustes finos e mais profissionais, como a alteração do ISO, balanço de branco e exposição.

4) Galaxy S6 (Samsung)

Foto: Divulgação / Samsung

O Galaxy S6 foi um passo importante da Samsung. A marca era alvo de críticas constantes por criar produtos high-end, construídos em plástico. O S6, lançado em 2015, surgiu com a carcaça inteira de metal e vidro. Ele foi lançado ao lado do Galaxy S6 Edge, que tinha uma tela curvada nas laterais.

Um dos pontos fortes, além do visual, era o hardware do aparelho. Ele chegou a ser considerado melhor smartphone do mercado, à época.

5) iPhone X (Apple)

Foto: Divulgação / Apple

O iPhone X foi lançado pela Apple em 2017 e marcou a comemoração dos 10 anos, desde o lançamento do primeiro iPhone. O modelo foi considerado um dos mais revolucionários da marca, até então.

Com grandes mudanças tanto de hardware quanto de software, o aparelho apareceu, ainda, com um design diferente, com reconhecimento facial (Face ID) e sem o tradicional botão home, e é super usado atualmente.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS