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A realidade dos preços: quanto desembolsar para ser parte das franquias de Fast Food mais desejadas?
Já pensou em ter uma franquia? As redes de lanchonete são uma boa opção, mas vale a pena ficar atento aos custos e detalhes envolvidos.
As franquias sempre foram vistas como uma possibilidade de investimento e empreendedorismo. Entre as mais famosas, certamente, estão as grandes redes de fast-food, com unidades espalhadas pelo mundo todo.
Muitos não sabem, porém, quanto custa para ter uma franquia de redes como Burger King, Pizza Hut, KFC, Subway e outras, bem como os requisitos básicos e as diferenças em relação a outros modelos de negócios.
A vantagem básica de ter uma franquia é o fato de que a marca já existe e já foi validada no mercado. Sendo assim, caso você deseje investir em uma, saiba que tudo já está pré-estabelecido, inclusive os custos e as regras de administração.
Nas linhas abaixo, discutiremos isso e informaremos os valores de cada uma. A franquia de fast-food mais barata no Brasil custa R$ 500 mil e a mais cara pode chegar a R$ 5 milhões. Certamente, é um investimento alto.
Fatores que influenciam o valor
Os elementos que interferem no valor de uma franquia de lanchonete podem ser resumidos em duas questões básicas. A primeira delas é a demanda. Por se tratar de um negócio que envolve alimentação e com uma marca forte no mercado, imagina-se que a clientela será atraída naturalmente.
O segundo aspecto é o apelo da própria marca, que já envolve estratégias de marketing bem definidas e uma divulgação constante. Estamos falando de marcas que estão profundamente inseridas no imaginário dos consumidores.
Por outro lado, para honrar o alto investimento em uma franquia de fast-food, é preciso trabalhar muito. Afinal, estamos falando de um negócio que funciona também aos finais de semana e que costuma ter um aumento de vendas de sexta a domingo.
Está disposto e tem dinheiro para isso? Veja os custos de cada uma abaixo.
Valores das franquias de fast food no Brasil
Giraffas
A Giraffas trabalha com três modelos de franquia: rua, hipermercado e shopping. Cada um deles tem um valor diferente, que oscila de R$ 750 mil a R$ 1 milhão.
Nos três casos, o lucro médio mensal estimado é de 12% e o prazo previsto para o retorno do investimento é de até 36 meses (três anos).
Vale ressaltar que o contrato, normalmente, tem duração de cinco anos. O uso da marca implica no pagamento de royalties mensais de 5% e uma taxa de manutenção mensal de R$ 60 mil.
Na rua
Investimento inicial: a partir de R$ 1 milhão.
Faturamento médio mensal: R$ 215 mil.
No hipermercado
Investimento inicial: a partir de R$ 750 mil.
Faturamento médio mensal: R$ 195 mil.
No shopping
Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 790 mil.
Faturamento médio mensal estimado: R$ 200 mil.
KFC
Por ser uma companhia de capital aberto, a rede KFC não costuma divulgar as estimativas de faturamento e lucro mensal. Em média, o processo para se tornar um franqueado demora cerca de três meses.
Assim como a Giraffas, o KFC também atua com três modelos diferentes de franquia: shopping, fora de shopping e modelo drive-thru.
Os contratos geralmente têm duração de 10 anos, com previsão de retorno do investimento em quatro anos. O pagamento mensal de royalties é de 6%, acrescido de uma taxa de manutenção de 5%.
Investimento inicial
Shopping: R$ 2,2 milhões.
Fora do shopping: R$ 2,8 milhões.
Drive-thru: R$ 4,5 milhões.
Subway
Conhecida como uma das redes com mais unidades espalhadas pelo mundo, a Subway trabalha com dois modelos diferentes de franquia: o convencional (em shoppings e outros estabelecimentos) e as lojas autônomas (em ruas e drive-thrus).
O prazo do contrato é um pouco mais longo que os demais, girando em torno de 20 anos. O pagamento mensal de royalties é de 8%, além de uma taxa de manutenção de 4,5%.
Investimento inicial: a partir de R$ 490 mil.
Lucro médio mensal: de 10% a 15%
Retorno estimado do investimento: de 36 a 60 meses.
Pizza Hut
A Pizza Hut segue a mesma regra que o KFC e não informa as estimativas de faturamento e lucro. O processo para se tornar um franqueado costuma ser rápido, demorando cerca de três meses.
Vale ressaltar que a rede possui diferentes modelos, como: shopping, centros comerciais e entrega. Em todos os três casos, o investimento parte do mesmo valor. O contrato tem duração de 10 anos, com pagamento mensal de royalties de 6% e taxa de manutenção de 5%.
Investimento inicial: a partir de R$ 1 milhão.
Prazo de retorno do investimento: 4 anos.
Burger King
O Burger King opera com dois modelos de loja: rua e shopping. Assim como o Subway, o prazo de contrato é de 20 anos. No entanto, não existem estimativas de lucro nem de tempo de retorno do investimento.
O faturamento mensal gira em torno de R$ 500 mil. A taxa de pagamento de royalties é de 8% (uma das mais caras), com um custo de manutenção de 3,5%, que é revertido para o fundo de marketing da empresa.
Investimento Inicial
Shopping: R$ 2,5 milhões.
Rua: R$ 5 milhões.
Bob’s
A rede Bob’s trabalha com quatro modelos diferentes: loja dentro de loja, shopping, drive-thru e rua. O prazo de contrato é de 60 meses, ou seja, cinco anos. Veja os detalhes abaixo:
Investimento inicial
Loja dentro de loja: a partir de R$ 930 mil.
Shopping: R$ 1 milhão.
Drive-thru: R$ 1,5 milhão.
Rua: R$ 1,2 milhão
Faturamento médio mensal: R$ 180 mil
Lucro médio mensal: entre 12% e 15%
Prazo de retorno do investimento: 36 a 48 meses
Royalties/mês: 6%
Taxa de manutenção/mês: 4%
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