Automobilística
Abastecer em certos horários é mais barato? A verdade por trás do boato
Confira se a questão da hora do dia pode ou não influenciar no preço dos combustíveis.
Os valores da gasolina e do diesel no Brasil não estão nada amigáveis. Segundo a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), o valor médio dos combustíveis em território nacional oscila acima de R$ 5,85. Essa situação faz com que os motoristas façam de tudo para tentar economizar sempre que possível.
Inclusive, existe uma história bastante interessante que se difundiu muito entre os condutores. Muitos afirmam que existem alguns horários do dia em que o preço pago para abastecer sai mais em conta. Mas será que essa afirmação possui algum fundamento ou se trata apenas de mais uma notícia falsa?
A hora pode ou não influenciar nos preços?
De acordo com um conteúdo veiculado pelo famoso site Autoesporte, inteiramente dedicado à área automotiva, caminhões que percorrem grandes trajetos pelas estradas brasileiras costumam abastecer entre as 6h e 10h, conforme atestam informações da ValeCard, uma companhia especializada em gestão de frotas.
Frequentemente, Marco Lassen, especialista em combustíveis, alega que a densidade das misturas realmente pode variar conforme a temperatura apresentada pelo ambiente. Logo, à medida que essa marca sobe, tal densidade vai diminuindo.
“Como o volume é calculado dividindo a massa de produto pela densidade, quanto menor for o valor da densidade, maior será o volume. Assim, podemos dizer que quanto maior a temperatura, maior o volume do combustível.”
Porém, apesar de a teoria física ser correta, isso não pode ser aplicado aos postos comuns, onde os motoristas costumam frequentar pontualmente para completar o tanque. Isso se deve ao fato de que as estruturas de armazenamento desses locais são subterrâneas, ou seja, ficam abaixo da superfície da terra.
Resumindo, esses locais não sofrem com as mudanças bruscas de temperatura. Aliás, Lassen também afirma que, nesses casos, a variação é muito pequena e não possui impacto suficiente para alterar o preço final. Portanto, essa dica sobre a existência de um melhor horário para fazer o abastecimento é inútil.
Por fim, a única forma de realmente conseguir economizar é ficar de olho nas promoções feitas pelos estabelecimentos. Somente assim, o cliente poderá ter acesso às melhores ofertas e obter um combustível mais em conta.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav