Agronegócio
Abraço na natureza: As plantas sentem seu toque, mas elas apreciam?
Interagir com pessoas, acariciar animais de estimação e tocar em plantas são ações comuns, certo? Costumamos entender o mundo através de nossas próprias experiências.
Porém, nem sempre isso é benéfico para uma convivência harmoniosa com animais e plantas. Você sabia disso? Tocamos as plantas, seja para falar com elas, ou cuidar para que elas fiquem fortes e firmes.
Entretanto, você já se perguntou se as plantas apreciam ser tocadas? Essa é uma dúvida frequente, especialmente para aqueles que se esforçam para mantê-las felizes e bem cuidadas. Vamos te contar tudo o que se sabe sobre esse detalhe agora mesmo!
Plantas gostam de ser tocadas?
A resposta mais simples é sim e não. Pode ser confuso, não é mesmo, mas vamos às explicações. Algumas espécies, como certas suculentas, possuem uma camada fina e com aparência de pó nas folhas, conhecida como pruína ou cera epicuticular.
Essa camada funciona como um protetor solar, protegendo as folhas contra queimaduras solares. Se você perceber a presença de pruína nas folhas da sua suculenta, é melhor não tocá-las. Isso porque os óleos naturais da sua pele podem remover facilmente essa camada protetora.
Aqui vai um ótimo exemplo: Considere a planta Mimosa pudica, conhecida por nomes como dormideira, sensitiva e dorme-dorme. Ela é extremamente sensível, pois suas folhas se fecham automaticamente quando são tocadas. Esse comportamento é uma resposta de estresse e autodefesa da planta, mas acarreta um alto gasto de energia.
Pesquisas recentes indicam que o ato de tocar em plantas pode afetar seu genoma, resultando em uma redução de mais de 30% em seu crescimento. Porém, é importante ressaltar que cada planta pode reagir de maneira diferente ao toque.
Existem aquelas, com folhas mais largas, por exemplo, que parecem apreciar quando são limpas e a poeira é retirada das suas folhas. Portanto, saiba diferenciar cada uma para dar o tratamento mais adequado possível e manter suas plantinhas lindas e fortes.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp