Empresas
Ação da Tesla salta com gestores de fundo avaliando inclusão no S&P 500
Papel da montadora saltou aproximadamente 10% nesta terça-feira.
Em breve, um amplo universo de gestores de portfólio vai se posicionar em ações da Tesla, que saltou aproximadamente 10% nesta terça-feira após a montadora norte-americana de veículos elétricos anunciar que o papel vai entrar no índice S&P 500.
Com a antecipação de investidores de que a entrada do papel no índice acionário mais monitorado de Wall Street em dezembro vai obrigar fundos passivos a adquirirem mais de 50 bilhões de dólares em ações da companhia, o valor de mercado da Tesla disparou mais de 40 bilhões de dólares.
A inclusão da Tesla no S&P 500 também vai obrigar gestores de fundos ativos que tentam ultrapassar a performance do S&P 500 a olharem mais atentamente para uma empresa que muitos até agora vinham deixando de lado.
“Tesla é uma ação pouco detida por fundos ativos se você comparar com uma ação como Apple “, disse o estrategista-chefe de investimento King Lip, da Baker Avenue Asset Management, em São Francisco.
De acordo com Lip, muitos gestores evitaram as ações da Tesla até agora porque a baixa lucratividade e grande dívida da companhia a excluem de listas de gestores de investimentos que estudam novas oportunidades.
Com alta acumulada superior a 400% neste ano, a Tesla é a montadora de veículos mais valiosa do mundo no momento, embora sua produção possa ser uma fração da de adversários como Toyota, Volkswagen e General Motors.
As ações da Tesla estão em uma bolha, acreditam alguns analistas, que advertem contra a inclusão da ação no S&P 500 nos níveis atuais.
Com a entrada no índice, fundos com administração ativa que evitavam as ações da empresa vão se arriscar a ficar para trás da valorização do índice se o rali do papel continuar. Mas eles vão estar adiante se seguirem evitando os papéis e seu desempenho for revertido.
“Muitos gestores ativos seguem o S&P 500 como sombra, então isso torna difícil para eles ignorarem a Tesla”, disse a estrategista-chefe de mercado Quincy Krosby, da Prudential Financial.
A estrategista-chefe comparou a inclusão da Tesla no S&P 500 à inclusão gradual de ações da China aos índices MSCI nos últimos anos, que atraiu centenas de bilhões de dólares nos mercados acionários do país vindos de investidores globais.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes