Conecte-se conosco

Automobilística

Acessórios fora da concessionária afetam a garantia?

Descubra se a garantia do veículo é perdida, caso o proprietário instale acessórios fora da concessionária.

Publicado

em

oficinas mecanicas

Imagine a seguinte situação: você comprou um veículo recentemente e, por ser uma pessoa precavida e com condições de arcar com os custos, contratou um seguro para o seu mais novo e estimado bem.

Com o passar do tempo, você opta por instalar alguns acessórios por sua conta, em uma oficina de sua confiança, mas não a autorizada da marca.

Depois de instalados os acessórios, o carro começa a apresentar problemas no funcionamento, motivo pelo qual você precisa levá-lo até uma oficina.

Após uma avaliação feita por um profissional qualificado, fica constatado que será preciso efetuar a troca de alguma peça. É neste momento que, infelizmente, você descobre que o fabricante ou a concessionária em que o veículo foi comprado negam a garantia.

Eles costumam levar o veículo até a oficina autorizada, local onde, após uma avaliação minuciosa e, normalmente, vagarosa, o gerente ou consultor técnico da oficina explica que o veículo, infelizmente — para o proprietário — perdeu a garantia, já que teve um acessório instalado fora da concessionária.

Mas por que a garantia é perdida nesses casos?

No portal VRUM, uma pessoa relatou um caso sobre negativa de garantia, contando que instalou sensores de estacionamento no para-choque traseiro em uma loja de acessórios que não era a autorizada, já que o preço praticado era basicamente metade do que seria cobrado na concessionária.

No entanto, depois de instalar o equipamento, o veículo passou a apresentar um problema envolvendo a parte elétrica, mais especificamente no alternador.

O que acontece é que a tecnologia, além de todos os benefícios, frequentemente enaltecidos na indústria automobilística, trouxe também alguns pontos negativos, como vemos nesses casos, já que estamos falando sobre o chicote elétrico, que é um conjunto de fios que levam os comandos de ligar e desligar para todo o carro.

Em alguns casos, um desses fios pode levar sinal para mais de uma coisa no carro, e é bem aí que o problema se encontra. Ao ligar um fio em outro, o sistema elétrico acaba ficando desarranjado, o que causa o problema na garantia do veículo.

Então, o melhor a se fazer é realmente instalar qualquer acessório apenas em uma oficina autorizada ou em um mecânico de confiança, que não vá causar avarias no sistema e assim fazer com que a garantia seja perdida.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS