Automobilística
Acessórios fora da concessionária afetam a garantia?
Descubra se a garantia do veículo é perdida, caso o proprietário instale acessórios fora da concessionária.
Imagine a seguinte situação: você comprou um veículo recentemente e, por ser uma pessoa precavida e com condições de arcar com os custos, contratou um seguro para o seu mais novo e estimado bem.
Com o passar do tempo, você opta por instalar alguns acessórios por sua conta, em uma oficina de sua confiança, mas não a autorizada da marca.
Depois de instalados os acessórios, o carro começa a apresentar problemas no funcionamento, motivo pelo qual você precisa levá-lo até uma oficina.
Após uma avaliação feita por um profissional qualificado, fica constatado que será preciso efetuar a troca de alguma peça. É neste momento que, infelizmente, você descobre que o fabricante ou a concessionária em que o veículo foi comprado negam a garantia.
Eles costumam levar o veículo até a oficina autorizada, local onde, após uma avaliação minuciosa e, normalmente, vagarosa, o gerente ou consultor técnico da oficina explica que o veículo, infelizmente — para o proprietário — perdeu a garantia, já que teve um acessório instalado fora da concessionária.
Mas por que a garantia é perdida nesses casos?
No portal VRUM, uma pessoa relatou um caso sobre negativa de garantia, contando que instalou sensores de estacionamento no para-choque traseiro em uma loja de acessórios que não era a autorizada, já que o preço praticado era basicamente metade do que seria cobrado na concessionária.
No entanto, depois de instalar o equipamento, o veículo passou a apresentar um problema envolvendo a parte elétrica, mais especificamente no alternador.
O que acontece é que a tecnologia, além de todos os benefícios, frequentemente enaltecidos na indústria automobilística, trouxe também alguns pontos negativos, como vemos nesses casos, já que estamos falando sobre o chicote elétrico, que é um conjunto de fios que levam os comandos de ligar e desligar para todo o carro.
Em alguns casos, um desses fios pode levar sinal para mais de uma coisa no carro, e é bem aí que o problema se encontra. Ao ligar um fio em outro, o sistema elétrico acaba ficando desarranjado, o que causa o problema na garantia do veículo.
Então, o melhor a se fazer é realmente instalar qualquer acessório apenas em uma oficina autorizada ou em um mecânico de confiança, que não vá causar avarias no sistema e assim fazer com que a garantia seja perdida.

-
Tecnologia23 horas atrás
‘Prova de vida’: por que as empresas te ligam e desligam quando você atende?
-
Cotidiano2 dias atrás
Golpe da ‘bomba baixa’ faz motoristas pagarem por combustível que não receberam
-
Tecnologia1 dia atrás
Descubra como rastrear alguém pelo WhatsApp de forma segura (e autorizada)
-
Saúde2 dias atrás
Parar de trabalhar muda o cérebro? Descubra o que a ciência revela
-
Economia1 dia atrás
Ranking revelado: as 10 empresas que mais devem aos cofres públicos
-
Finanças20 horas atrás
Quanto custa ter um filho até os 18 anos? Veja os dados atualizados
-
Curiosidades2 dias atrás
‘Não é teoria da conspiração’: piloto explica a verdade sobre o modo avião
-
Tecnologia1 dia atrás
Nada de senhas: 2 maneiras de conectar-se ao Wi-Fi de uma forma segura e prática