Conecte-se conosco

Agronegócio

Achou que era uma semente? Saiba mais sobre a ponta preta da banana

Vamos desvendar um dos maiores segredos de um dos frutos mais consumidos do planeta.

Publicado

em

A banana é uma excelente fonte de vitaminas e minerais e, por conta do seu fácil manejo e bom rendimento, não é de se estranhar que esse alimento tenha se tornado imensamente popular nos quatro cantos do planeta.

O que muita gente não sabe é que a pontinha preta presente em sua estrutura não se trata de uma semente. A verdade é que as sementes do fruto ficam em seu interior e só são visíveis quando ele é cortado. Porém, a maioria das espécies usadas para o consumo humano não possui sementes.

Isso ocorre por conta de modificações realizadas ao longo dos anos nas plantas criadas em cativeiro. Então, para encontrar um produto que possua tais estruturas, você precisará achar uma variedade selvagem e intocada pelas manipulações humanas.

Dessa forma, a ponta preta que causa tantas dúvidas nada mais é que a parte que prende a banana ao cacho, ou seja, o seu talo!

Benefícios e curiosidades

A banana se originou na região do sudeste asiático, mas desde a antiguidade foi transportada para outras localidades e se adaptou aos mais diversos climas e condições ao redor do mundo. Consequentemente, esse insumo foi adotado na culinária de diversos países distintos.

Atualmente, os maiores destinos das exportações do produto são a União Europeia e os Estados Unidos. Segundo especialistas, cerca de 75% da composição dessa iguaria é água, enquanto o restante consiste em uma massa rica em vitamina A, potássio, fibras e vitamina C.

Mas o que muita gente nem desconfia é que a bananeira, ou seja, a árvore responsável por produzir as frutas, também possui outras partes comestíveis. Peguemos como exemplo a sua flor, que é usada em vários pratos e conta com uma cor e textura diferentes do cacho. No Brasil, chamamos essa flor de “coração da bananeira”.

Existe também o palmito de bananeira, que nada mais é do que um miolo macio situado dentro do tronco. O grande problema é que, para retirá-lo, é preciso eliminar a planta. Isso ocorre porque a abertura é feita com facões ou machados, deixando toda a estrutura incapaz de se manter viva após o processo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS