Automobilística
Adesivo anti-radar viraliza, mas é ilegal e gera multa pesada
Material deixa a placa invisível e indetectável em radares de trânsito.
Os radares de trânsito são essenciais para reduzir acidentes e salvar vidas, ajudando a controlar a velocidade nas vias e promovendo a segurança. No entanto, alguns motoristas estão buscando maneiras de burlar essa fiscalização.
A ideia viralizou no TikTok. A rede social está repleta de vídeos nos quais os motoristas aplicam adesivos nas placas de seus carros para torná-las invisíveis aos radares.
A ideia tem feito sucesso, e vários usuários, incluindo alguns do Brasil, estão comercializando esses adesivos, prometendo que eles ajudam a escapar de multas por excesso de velocidade.
Adesivo anti-radar deixa a placa invisível quando fotografada – Foto: Reprodução
Como o adesivo anti-radar funciona?
A técnica para enganar a fiscalização funciona assim: o motorista coloca um adesivo transparente e reflexivo sobre o número da placa do carro.
Em condições normais de luz, a placa parece estar intacta e totalmente visível ao olho. No entanto, quando iluminada e fotografada com a câmera do celular, o número coberto pelo adesivo desaparece.
Um radar de trânsito funciona emitindo ondas de rádio para medir a velocidade dos veículos e, se detectar um excesso de velocidade, dispara um flash para registrar a infração com uma foto.
Logo, com o adesivo antirradar aplicado na placa, o esperado é que ela desapareça.
Infração de trânsito
Os perfis que comercializam os adesivos afirmam que a técnica é eficaz tanto nas placas de padrão Mercosul quanto nas antigas placas cinzas brasileiras.
No entanto, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta que, mesmo que o número da placa pareça visível a olho nu, usar esses adesivos é uma infração de trânsito.
Em entrevista à Autoesporte, o Detran esclareceu que o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração dirigir um veículo com placa ilegível ou pouco visível.
Essa infração é considerada gravíssima, resultando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 293,47.
Além disso, o órgão alerta que agentes de trânsito e da Polícia Militar estão vigilantes quanto ao uso desses novos adesivos reflexivos.
“A autarquia continua firme no combate às irregularidades por meio de ações de fiscalização. O desrespeito às leis e normas coloca em risco a harmonia no trânsito e a segurança da vida humana.”
Maio amarelo
É contraditório perceber que os adesivos antirradar viralizaram em pleno Maio Amarelo. Durante o quinto mês do ano, acontece a campanha internacional de conscientização sobre segurança no trânsito.
Ao longo de todo o mês de maio, diversas ações são realizadas para alertar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e promover comportamentos seguros nas ruas.
O amarelo simboliza a atenção necessária para evitar acidentes. A campanha busca reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, destacando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um ambiente viário mais seguro.
É uma oportunidade para refletirmos sobre nossas atitudes ao volante e agirmos de forma mais consciente para preservar vidas.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Cotidiano6 horas atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Economia2 dias atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Tecnologia10 horas atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Economia2 dias atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Cotidiano2 dias atrás
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso até esta sexta